Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

domingo, 15 de maio de 2011

Dez respostas sobre as dores na coluna

Saúde
1-Quais os principais tipos de dores nas costas? Existe um nome científico para a doença? Qual a especialidade médica que trata desse problema?

Os tipos de dores mais comuns nas costas são as da coluna cervical (pescoço), chamada de cervicalgia; da coluna dorsal, mais conhecida como dorsalgia e as da lombar, conhecida como lombalgia. Se os sintomas da cervicalgia se estenderem para os braços, o nome será cervicobraquialgia. Se os sintomas da lombalgia se estenderem para as pernas, o nome será lombociatalgia.
Porém, existem muitos outros nomes ainda mais específicos para doenças da coluna. A Ortopedia é a especialidade médica que trata desse tipo de problema.
2-Quais as principais causas das dores na coluna e em que idade elas costumam aparecer?

As principais causas de dores na coluna incluem a má postura, o sedentarismo, a obesidade, os traumas (diretos ou em outras regiões, afetando indiretamente a coluna), as alterações das curvaturas da coluna, o envelhecimento, o crescimento acelerado, os distúrbios hereditários (osteoporose, por exemplo), as atividades freqüentescomo agachar, levantar pesos excessivos e torcer o corpo nos famosos ¿maus jeitos¿, o estresse físico e emocional e a depressão.
As dores não têm idade para aparecer. Podem acontecer tanto numa criança devido às mochilas, quanto nos adultos, por variados motivos e no idoso devido ao desgaste das estruturas que compõem a coluna.

3-Tenho um filho de dez anos que está cursando a quinta série primária. A mochila que ele leva diariamente para o colégio pesa cerca de 4,5 kg. Ele pesa 37 kg. O peso da mochila está prejudicando a coluna dele? Como posso saber qual o peso máximo que ele pode carregar?
O peso da mochila é um dos fatores que pode prejudicar a coluna da criança. O máximo de peso que as pessoas podem carregar é 10% do próprio peso. Neste caso, o ideal seria uma mochila de até 3,7 kg. Um peso maior que esse acarretará um esforço excessivo à coluna da criança.

4-Quais os exercícios recomendados para quem sente dores na coluna?

Os exercícios mais eficientes no alívio dos sintomas dos problemas da coluna são os alongamentos.
A hidroginástica também é uma opção para quem quer se exercitar sem prejudicar a coluna, devido à diminuição do peso corporal na água.
Quando a dor melhora, qualquer atividade física é válida para manter a forma e evitar os desarranjos da coluna.

5-Sinto muitas dores nas costas e ouvi dizer que os colchões magnéticos ajudam a amenizá-las. É verdade?

]Em alguns casos os colchões magnéticos podem aliviar as dores na coluna, mas isto dependerá do diagnóstico. Bom mesmo é consultar um especialista médico.

6-Técnicas alternativas como yoga, acupuntura e massagens podem acabar com as dores na coluna?

Existem hoje, além da fisioterapia convencional, várias técnicas fisioterapêuticas que auxiliam a melhora das dores na coluna. Entre elas a Reeducação Postural Global (RPG), método criado por Philippe E. Souchard, que visa a correção da postura e o tratamento de dores de forma global, isto é, todas as alterações ao mesmo tempo.
A eficácia de técnicas alternativas como yoga e massagens dependerão do diagnóstico estabelecido, o que nem sempre permite a melhora total dos sintomas.
O tratamento de acupuntura médica pode ser muito eficiente desde que seja complementar aos tratamentos da medicina convencional. É necessária a avaliação de cada caso para determinar o tratamento ideal.

7-Dores nas costas podem ser causadas pelo estresse?


Sim. O estresse leva a uma tensão da musculatura, causando dores e até alterações das curvaturas da coluna.

8-Não tenho tempo para me exercitar e tenho muitas dores nas costas. Dizem que é por causa do sedentarismo. Existe tratamento à base de medicação que me livre desse mal? 

Existem muitos medicamentos no mercado que tentam acabar com as dores na coluna. Dependendo do diagnóstico, eles são eficazes mas, há casos que somente o medicamento não resolverá o problema totalmente, sendo necessário outros métodos para a resolução da dor.
O sedentarismo é um fator importante causador de dores. Vale a pena lembrar que os medicamentos, quando ingeridos de maneira aleatória e mesmo com orientação médica, podem causar reações adversas como gastrites e intoxicações, por exemplo.

9-Existem casos de dores nas costas em que a cirurgia é a única solução? Como é essa cirurgia?

 A intervenção cirúrgica pode ser o último recurso a ser utilizado em pacientes com casos complicados e, praticamente irreversíveis aos tratamentos não- invasivos. Um dos exemplos são alguns casos de hérnia de disco. Acontece quando o núcleo gelatinoso do disco que se localiza entre as vértebras (e serve de amortecedor) extravasa, ou seja, sai do centro do disco, comprimindo as estruturas ao seu redor, como nervos, causando fortes dores. A cirurgia consiste em retirar a porção do disco, o que pode ser por via aberta (cirurgia tradicional) ou através de um microscópico cirúrgico, o que proporciona incisões menores e recuperação mais rápida.
10-Existe relação entre os hábitos alimentares e as dores na coluna?

Sim. Os maus hábitos alimentares podem levam à obesidade, um das principais causas para distúrbios de coluna.
Fonte: Terra.com

Nenhum comentário: