Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Mingau de aveia pode ser a chave para vida longa e saudável, diz estudo que durou 14 anos

 
Se você gosta de mingau de aveia, eis mais um excelente motivo para continuar consumindo o prato: ele pode prolongar sua vida e deixar seu corpo mais saudável. Um estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, que demorou mais de 14 anos para ser concluído, mostrou que o alimento é capaz de fortalecer a saúde e prevenir doenças, especialmente do coração. Apesar de os grãos integrais sempre terem sido tidos como benéficos à saúde, pela primeira vez um estudo avaliou o impacto que eles exercem a longo prazo.
Os pesquisadores acompanharam mais de 100 mil pessoas por mais de 14 anos, monitorando suas dietas e estado de saúde. Todos estavam saudáveis em 1984, quando a pesquisa começou. Em 2010, 26 mil haviam morrido.
No entanto, aqueles que comeram mais grãos integrais, como mingau de aveia, arroz integral, milho e quinoa mostraram-se mais bem protegidos contra inúmeras doenças, particularmente as do coração.

Risco de morte reduzido
Os cientistas descobriram que para cada porção de 28 g de grãos integrais consumidos por dia – o equivalente a um pote pequeno de mingau –, o risco de todas as mortes foi reduzido em 5%, e o de doenças do coração, em 9%. 

“Estas descobertas reforçam as diretrizes alimentares atuais que recomendam o aumento do consumo de grãos integrais”, declarou o autor do estudo, Dr. Hongyu Wu, da Escola de Saúde Pública de Harvard, ao jornal The Telegraph. “Elas também oferecem evidências promissoras que sugerem que uma dieta rica em grãos integrais pode conferir benefícios em relação à expectativa de vida aumentada”, completou.

Mais evidência
Grãos integrais contêm 25% mais proteína do que grãos refinados, como os usados na produção de farinha, arroz e massa brancos.

Outro estudo já havia revelado que uma fibra em particular, a beta-glucana, encontrada exclusivamente na aveia, é capaz de reduzir o colesterol.

Blog O Paralelo

Nenhum comentário: