Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

WhatsApp vira alvo de spammers no Brasil

 
Se você é um dos mais de 45 milhões de brasileiros que usam o WhatsApp, é bem provável que tenha recebido nas últimas semanas ao menos uma mensagem de número desconhecido oferecendo algum produto, serviço ou promoção. A prática, conhecida desde as eleições do ano passado, quando candidatos usaram a plataforma para espalhar "santinhos virtuais", é cada vez mais corriqueira, de acordo com levantamento do analista de segurança do Kaspersky Lab, Fabio Assolini. 
"Por ser gratuito, o WhatsApp substituiu o SMS na vida dos brasileiros", diz. "A lógica é que quem espalha o spam mude de plataforma também, o que significa que as propagandas indevidas continuarão crescendo no WhatsApp à medida que o usamos mais." Hoje, segundo o analista, há diversos serviços pagos que possibilitam o envio de mensagens em massa por meio do aplicativo. 

Sob o nome de "agências", programadores oferecem o disparo de conteúdos em áudio, texto ou vídeo para milhões de pessoas que estão em seus bancos de dados. O preço varia de acordo com a quantidade de números atingidos. Como as mensagens são gratuitas e o gasto com tecnologias é pequeno, diz Assolini, a taxa de lucro é enorme.

Blog O Paralelo

Nenhum comentário: