quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Sites de compras não recomendados pelo Procon

 Sites de compras não recomendados pelo Procon
O Guia de Comércio Eletrônico criado pelo Procon de São Paulo traz uma série de orientações para os consumidores que gostam de adquirir produtos e serviços pela internet, além disso, o órgão divulgou uma lista com 200 sites considerados inseguros para compra pela internet. Todas as páginas indicadas receberam reclamações por parte dos consumidores, entre as principais queixas, constam: falta de entrega do produto adquirido pelo consumidor e ausência de resposta das empresas para a solução do problema.

É cada vez mais preocupante o número de sites que permanecem no ar lesando o consumidor. De acordo com Paulo Arthur Góes, diretor executivo do Procon-SP, essas empresas virtuais não são localizadas, inclusive no rastreamento feito no banco de dados de órgãos como Junta Comercial, Receita Federal e Registro BR, que é responsável pelo registro de domínios no Brasil, isso acaba inviabilizando a solução do problema apresentado pelo consumidor. Ao receber as denúncias e reclamações, os casos são repassados ao Departamento de Polícia e Proteção a Pessoa (DPPC) e ao Comitê Gestor da Internet (CGI), que controla o registro de domínios no Brasil, mas, o ideal é que o consumidor consulte essa lista antes de fechar uma compra pela internet e evite o prejuízo.

O Procon alerta para alguns detalhes considerados importantes na hora de fechar um negócio através de um site. O primeiro passo é procurar na página alguma identificação concreta da loja, como razão social, CNPJ, endereço, telefone e outras formas de contato além de um endereço de email. O consumidor deve sempre dar preferência a sites que tenham Sistema de Atendimento ao Consumidor (SAC) e ligar antes de realizar a compra para certificar-se de que aquele número é válido. Outra dica é instalar um programa de antivírus e firewall no computador, para impedir a transmissão e recepção de acessos nocivos ou não autorizados. Consulte a lista completa de sites que devem ser evitados através do link indicado a seguir.
Sites de compras online não recomendados: www.procon.sp.gov.br/sitenaorecomendados

Resumo do dia  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente este post.