Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

domingo, 25 de agosto de 2013

Dermatite em cachorro – Causas, Tratamento

Dermatite em cachorro - causas, tratamento
As dermatites que acometem os cães possuem causas variadas, muitas vezes difíceis de detectar como no caso das desenvolvidas por alergias. Os sintomas mais comuns são coceira excessiva em uma única região, inchaço, vermelhidão, que caracterizam a inflamação da pele. Quando um tratamento não é iniciado, começarão a surgir manchas, bolhas e crostas, que tornarão a pele bem mais áspera e com áreas de descamação e queda de pelo.
Um tipo comum de dermatite alérgica é a conhecida como atópica, ou ainda, atopia canina. O principal sinal observado no animal é a coceira excessiva, sendo comum nos cães mais jovens. A causa está relacionada a uma reação alérgica a substâncias tóxicas geralmente presentes no meio ambiente em que vivem, como determinados produtos de limpeza. A característica principal desse tipo de dermatite é que o cão a desenvolve ao longo de meses, com a exposição prolongada ao agente alérgico.

Diferente desta, a dermatite de contato começa a se desenvolver logo depois do contato físico com o agente causador. Geralmente é desenvolvida após contato com sais, ácidos e outras substâncias presentes em produtos químicos concentrados como água sanitária ou fertilizantes. O principal sinal é a vermelhidão, nos casos mais graves o cão também apresenta infecção. Já a dermatite seborreica é causada por agentes fúngicos geralmente presentes na alimentação. É caracterizada por coceira, vermelhidão, inchaço, perda de pelo e aumento da oleosidade da pele nas laterais do pescoço, das orelhas e da cabeça.
Ao detectar algum desses sintomas, o dono deve levar o seu cão a um veterinário para que o mesmo avalie o animal e defina o melhor tratamento. Na maioria dos casos, o tratamento é feito com banhos com produtos específicos, uso de pomadas ou sprays e mudanças no ambiente em que o animal vive, bem como na sua alimentação. Nos casos em que houve infecção, o animal também precisará tomar antibióticos.

Resumo do dia

Nenhum comentário: