Meio Ambiente
Pesquisa avalia riscos da poluição:
A qualidade do ar e da água é considerada fundamental para a saúde da população. Há estudos e teorias consolidades a esse respeito em várias áres, mas em uma específica falta dados para uma posição mais segura: a poluição na água e no ar teria capacidade de provocar alterações na saúde suficientes para o desenvolvimento de um câncer? Os pesquisadores do laboratório de Biologia Molecular e Genoma estão à procura dessa resposta. A pesquisa tem um foco eminentemente regional, realizada em reservatórios de água ao longo do Estado. E os primeiros resultados não são animadores.
Até agora os pesquisadores avaliaram 11 reservatórios no Rio Grande do Norte e todos deram resultados "genotóxicos", à exceção do Piranhas-Assú. Isso significa que a poluição desses corpos d´água tem a capacidade de alterar a informação genética de peixes, plantas e outros seres vivos que entrem em contato com a água. Inclusive seres humanos. Entre os reservatorios pesquisados estão o rio Potengi, a lagoa de Extremos, as águas na cidade Lucrécia, entre outros. A próxima parada é o município de Equardor." São informações importantes para que nós, juntamente com o estado e com os municípios tonemos medidas preventivas e criemos estrategias para melhorar a qualidade destas águas e consequentemente da sáude da populão que usa mesma", declara Silvia Batista Batistuzzo.
Os resultados não podem ser usados de forma alarmante. O que está em jogo é a possibilidade de mudanças genéticas, que possivelmente podem desencadear alterações passíveis de se tornar câncer. Isso não significa que simplementes contato com a água irá causar a doença. Além de ser uma possibilidade, há outros fatores envolvidos no processo que ainda não foram investigados, como a influência da construição constituição dos indivíduos e se existem genes em uma população X que influenciam no processo. Basicamente, a equipe irá tirar amostras de sangue de populações que entraram em contato e tiveram alterações e realizar uma análise.
Fonte: Blog do Iran Cruz
Nenhum comentário:
Postar um comentário