Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Temas que podem cair na redação do Enem 2011

Educação
A redação é uma das provas mais importantes do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, aplicados todos os anos para estudantes que já concluíram ou que estão concluindo o ensino médio. Quem vai fazer a prova deste ano deve estar atento aos temas mais comentados durante o ano e têm grandes chances de serem abordados nas provas dos dias 22 e 23 de Outubro. O Enem substituirá o vestibular em diversas instituições públicas estaduais e federais, além de servir como critério principal para programas do governo federal como o ProUni, por isso vale a pena  se dedicar e fazer de tudo para garantir boas nota no exame.

Temas que podem cair na redação do Enem 2011

Um dos temas mais polêmicos e que pode estar presente na redação do Enem 2011 é a Homofobia e os direitos dos homossexuais. O tema pode estar associado a decisão do Supremo Tribunal Federal em ampliar os direitos dos casais homossexuais relacionado aos crimes e agressões por conta da homofobia. Neste sentido, outra questão que pode aparecer como tema da redação é o aumento da criminalidade e agressão entre os jovens, considerando grandes tragédias que comoveram milhares de pessoas no Brasil e no mundo, como o massacre na escola de Realengo, no Rio de Janeiro.

As marchas e manifestações públicas também poderão ser alvo do Ministério da Educação, uma vez que temas deste tipo despertarão o interesse dos jovens que terão a oportunidade de, mesmo que indiretamente, manifestar a sua opnião a respeito da luta pela democracia e pela liberdade de expressão. As mudanças no código florestal que estão em pleno debate podem ser abordadas, por isso fique por dentro do que está sendo proposto para ser alterado e em que tais modificações implicarão para o meio ambiente.
Temas como as questões comportamentais, incluindo o preconceito e direito das minorias sempre são cogitados, além disso, este ano há um grande apelo para assuntos que envolvem as crescentes redes sociais e a sua influência sobre o nosso meio.

Google.com

4 comentários:

isaac marinho disse...

Tou preparado para estes temas
tomara que, de certo para cair um deles

tatiane disse...

que medo q estou!!!valeu as dicas!!!

tatiane disse...

que medo q estou!!!valeu as dicas!!!

Matheus Braz disse...

Professor será q vc poderia corrigir a minha redação? Obrigado.

A sociedade está preparada para usar a internet?

A vida no século atual está em constante transformação, possibilitada pela velocidade frenética em que surgem as novidades. Uma invenção importante e responsável por chamar esta era de Era da Informação foi a internet. O meio virtual trouxe desenvolvimento nas comunicações, no meio científico e em todas relações do homem, porém há ressalvas de como algumas pessoas utilizam esse meio.

Os benefícios da internet a fizeram ser considerado um direito fundamental do ser humano. Contudo, indivíduos em busca de maior exposição de suas vidas ou a de outros para auto-promoção ou para comercializar informações sobre a vida de famosos evidenciam o outro lado desta Era. Compartilhando o que não devem, os famosos blogs de "fofoca" comercializam fatos, muitas vezes duvidosos, sobre a vida privada de celebridades, ou mesmo as próprias pessoas expoem suas vidas em redes sociais.

Os indivíduos não estão preparados para separar a vida publica da privada. Os brasileiros, em geral, submetidos à escolas precárias e famílias desestruturadas não tiveram uma boa formação social e estão suscetíveis ao mau uso do meio virtual. Por este motivo, o tempo atual não é considerado apenas Era da Informação mas também Era do Espetáculo. Funcionários que se expuseram algo sobre suas vidas em redes sociais, as quais seus chefes tinham acesso e não gostaram, já foram demitidos.

Para que não haja tanta exposição da vida privada, as pessoas devem saber discernir quando acaba o publico e começa o privado. Para isso é preciso que se tenha escolas e famílias preparadas para formar pessoas com valores que buscam a convivência em sociedade. Assim, não haverá tantos indivíduos suscetíveis ao espetáculo.