Os motoristas mais experientes e precavidos já sabem o que fazer. Por outro lado, existem aqueles mais relaxados que encaram a estrada sem reservar a mínima atenção para a mecânica do veículo. O resultado do desleixo pode ser um final de semana comprometido e a frustração de toda a família. Para não perder tempo na oficina ou esperando o reboque na estrada, não pense duas vezes antes de fazer uma revisão geral nos itens mais importantes do carro. A seguir os principais itens a serem checados antes da viagem:
A demanda cresce no final do ano e as oficinas ficam lotadas, o que exige uma maior paciência do motorista. “O cliente tem acesso a muita informação e, por isso, hoje está bastante cauteloso em relação à manutenção do carro, principalmente nessa época do ano”, observa Luiz Lopes, chefe de oficina da concessionária Autovia. Normalmente, o check-up geral pode ser feito em poucas horas, mas, caso seja difícil agendar o serviço na oficina, uma avaliação rápida pode ser feita em casa pelo próprio dono do automóvel. Para isso, fique atento a alguns componentes que não podem ser esquecidos antes da viagem.
Pneus
Devem ser utilizados até cinco anos após a data de fabricação. Para saber quando o acessório foi produzido, o motorista deve procurar os quatro dígitos gravados na lateral do pneu. Os dois primeiros são referentes ao mês e os dois últimos ao ano da fabricação. Caso sinta trepidação no volante, a recomendação é fazer o alinhamento e o balanceamento. Também mantenha os pneus calibrados de acordo com as especificações do manual do proprietário.
Óleo do motor
É o responsável por diminuir o atrito entre as peças e evitar a corrosão dos componentes. “O nível e validade do óleo devem ser verificados para que o motor trabalhe corretamente e não comprometa sua vida útil”, recomenda Luiz Lopes. O motorista pode consultar no manual do proprietário o prazo estipulado pela montadora para realizar a troca do líquido.
Luzes
Itens que não podem ser esquecidos, principalmente por quem vai viajar à noite. Os faróis dianteiros devem estar funcionando perfeitamente para proporcionar uma melhor visibilidade para o condutor, enquanto os traseiros deixam o veículo visível para os que estão atrás. Confira também os piscas para comprovar que todas as manobras serão sinalizadas da forma correta.
Sistema de arrefecimento
Verifique a água do radiador para que o motor trabalhe em uma temperatura segura, caso contrário o bloco poderá esquentar e parar de funcionar completamente. Se o nível estiver abaixo do ideal, use água com aditivo para completar, mas se o o nível baixar com frequência, leve o carro a uma oficina, pois pode haver um vazamento.
Freios
Procure saber quando o sistema foi revisado pela última vez. Segundo o chefe de oficina da Autovia, as pastilhas e o fluido de freio devem ser trocados a cada 30 mil quilômetros rodados, mas, dependendo da intensidade do uso, a troca pode ser feita antes.
Itens obrigatórios
Não esqueça de checar se o carro está equipado com estepe calibrado, triângulo, macaco e chave de roda. Também fique atento ao prazo de validade e manuseio correto do extintor em casos de emergência.
Extraído do Diario de Natal
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