Saúde
Você já deve ter ouvido falar que os alimentos integrais são mais saudáveis e que trazem inúmeros benefícios para a nossa alimentação. Pois é, mas muitas vezes não conseguimos entender de onde vem todos esses benefícios e porque alguns nutrientes só estão presentes nos alimentos integrais e não estão nos alimentos comuns.
De acordo com nutricionistas, os alimentos integrais são mais saudáveis pois não passam pelo processo de refinamento e por isso mantêm suas propriedades nutricionais e ajudam a prevenir doenças como obesidade, diabetes e problemas intestinais.
Já os alimentos industrializados precisam passar pelo refinamento para terem maior durabilidade, melhor textura e sabor. É nesse processo que acabam perdendo nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo.
Diferenças entre alimento comum e integral
O alimento integral conserva uma grande quantidade de fibras, que melhoram o funcionamento do intestino, proporciona uma maior sensação de saciedade e reduz consideravelmente os níveis de colesterol e glicose no sangue. Além disso, eles também são mais ricos em vitaminas, principalmente as do complexo B que, entre outras funções, são responsáveis pelo metabolismo dos nutrientes, e a vitamina E cuja importância relacionada à proteção de nossas células contra a ação dos radicais livres.
Quanto ao conteúdo calórico, vale ressaltar que os alimentos integrais possuem quantidades semelhantes ou até maiores que as encontradas nos alimentos comuns, a maior diferença está no conteúdo nutricional, que promovem uma maior saciedade, reduzindo o apetite e, consequentemente, a quantidade de alimentos ingeridos. Ainda assim, graças a presença de fibras insolúveis que ligam-se aos sais biliares e das fibras solúveis, os integrais possuem a capacidade de reduzir a absorção de gordura, e combater o LDL, colesterol ruim.
Alguns dos alimentos integrais mais consumidos pelos brasileiros são: o arroz integral, que além de ser rico em fibras possui vitaminas A, B, B2, B5 e B6 e em cálcio, fósforo e ferro, o açúcar mascavo, a farinha de trigo integral, o centeio, a cevada e o trigo em grão.
Resumo do diaGoogle.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário