Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Check-up médico em animais de estimação – Exames, Frequência

Check-up médico em animais de estimação - Exames, frequência
Animais de estimação também devem passar por um check-up médico com certa freqüência, de acordo com veterinários, o acompanhamento preventivo, principalmente após os cinco anos quando entram na meia idade e algumas doenças tendem a se manifestar, são de fundamental importância. O check-up permite detectar com antecedência inúmeras doenças, incluindo disfunções cardíacas, ósseas, câncer e diversos outros problemas que são tratados com mais êxito quando diagnosticado precocemente.

Em cães e gatos esse check-up é composto por consulta médica, hemograma e exame de urina, entre outros exames mais específicos quando necessário.. Durante o exame clínico, o veterinário irá verificar alterações na pele, tipos de alergia, olhos, orelhas, mucosas e inclusive a boca, para analisar a situação dos dentes, detalhe que merece atenção na investigação médica. Apesar de ser frequentemente desconsiderada por muitos donos, a saúde dental do animal é muito importante, pois na boca proliferam bactérias que criam as placas bacterianas, o tártaro e podem provocar doenças em outros órgãos, como o coração, fígado e rins.

O hemograma é rotineiro, com ele é possível detectar anemia e outras deficiências no sangue, além de mostrar como está o sistema imunológico do animal. A quantidade de leucócitos revela se há alguma infecção, que muitas vezes não é diagnosticada em um exame clínico. Exames específicos podem ser solicitados caso alguns sintomas precisem ser esclarecidos, como é o caso da ultrassonografia, que não faz parte dos exames solicitados em todo check-up, mas pode detectar pequenos tumores internos que não são sentidos com a palpação, além de problemas em diversos órgãos, como rim, fígado, baço, bexiga e pâncreas.
Em relação à frequência com que deve ser realizado o check-up, devemos considerar alguns fatores como raça, tamanho e predisposição. Assim, cães de pequeno e médio porte devem passar pelo acompanhamento clínico uma vez ao ano, já os animais de porte grande ou gigante devem repetir os exames a cada seis meses.

Resumo do Dia por  google.com

Nenhum comentário: