Saúde
O processo de descamação da pele do couro cabeludo, conhecido clinicamente como dermatite seborréica, e popularmente como caspa, causa coceira, irritação, descamação e deixa os fios sempre sujos e malcuidados. Infelizmente, de acordo com dermatologistas, não há cura para o problema, mas é possível controlá-lo e deixar os seus cabelos mais saudáveis. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a caspa não é apenas influenciada pela falta de higienização, mas também por causas
genéticas e alterações hormonais que aumentam a oleosidade do couro
cabeludo.
Além disso, alguns fatores pioram significativamente a caspa
como: estresse, variações de temperatura – como o ar frio e seco, e uma
alimentação rica em gorduras ou em carboidratos refinados, como arroz,
macarrão e pão branco.Algumas dicas são indispensáveis para controlar as caspas, a começar pela lavagem dos fios. O ideal é lavar o cabelo todos os dias, principalmente se houver oleosidade excessiva ou o couro cabeludo tiver um quadro inflamatório. Nesse último caso, deve-se ainda evitar tinturas e alisamentos, que irritam ainda mais a raiz do cabelo. Recomenda-se ainda o uso de água morna ou fria, pois a água um pouco mais quente agravará o ressecamento. Deve-se evitar ficar com o cabelo úmido por muito tempo e usar sempre um xampu específico para tratar a caspa, no mínimo três vezes por semana.
Mas, fique atento pois nem todos os xampus anticaspa são eficientes, dê preferência àqueles que possuem sulfeto de selênio, ciclopirox olamina ou cetoconazol na sua composição. Os melhores xampus também já trazem ativos hidratantes para evitar o ressecamento, mas ainda assim, recomenda-se apenas o uso de uma quantidade equivalente a uma moeda de 1 real, para cabelo comprido. Se todos esses cuidados, inclusive o uso do xampu anticaspa não forem suficientes para diminuir o problema, consulte o seu dermatologista, que poderá indicar a aplicação de loções especiais ou, em casos mais graves, até um remédio via oral.
Resumo do Dia por google.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário