Apesar
da destruição causada pelo furacão Sandy, a Maratona de Nova York irá
acontecer no domingo. Há pouco tempo para os 47 mil corredores
solucionarem os lapsos da performance, mas dois novos estudos garantem
que o segredo para melhorar o desempenho é ingerir grande quantidade de
carboidrato no dia anterior ao evento.
Por anos, maratonistas
seguiram o conselho de ingerir o máximo de carboidratos possível durante
a semana anterior à corrida para garantir energia aos músculos. O
exagero, porém, deixava os atletas inchados e pesados. Isso porque a
substância também gera água e, consequentemente, mais quilos. Estudos
chegaram a defender que, pelo menos no caso das mulheres, havia poucos
benefícios na alimentação contínua de carboidratos poucos dias antes da
maratona.
Um estudo da Universidade de Minnesota publicado no último mês pelo jornal Sport Nutrition and Exercise Metabolism, dos Estados Unidos, porém, descobriu que a ingestão deste tipo de alimento pode ser eficaz para homens e mulheres no dia anterior à corrida.
Para a pesquisa, os pesquisadores contaram com atletas de alta performance de Minnesota, já acostumados com maratonas. Outros 46 estudantes se somaram à pesquisa, sendo 36 mulheres. Duas delas corriam com frequência. Todos fizeram o teste em uma corrida de três quilômetros. O objetivo era determinar a resistência e a habilidade.
A experiência começou três dias antes da corrida. Todos os participantes relataram a alimentação em diários. Terminaram o percurso em um tempo médio de quatro horas e 43 minutos. A análise mostrou que os homens e mulheres que comeram mais carboidratos um dia antes do teste chegaram mais rápido.
Os resultados seguem a mesma tendência de um estudo publicado ano passado, realizado pela Universidade John Moores, de Liverpool, com os 257 corredores masculinos e femininos que completaram a Maratona de Londres em 2009. Os atletas também relataram toda a alimentação nos dias anteriores. Da mesma maneira, os que ingeriram grande quantidade de carboidrato no dia anterior obtiveram resultados melhores.
Da Agência O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário