Dia Mundial do Rádio, ele está presente em 88% das residências e número de Emissoras dobra em 10 anos
Apesar do avanço de novas mídias e da expansão do acesso à internet, o rádio continua
sendo um dos principais veículos de informação dos brasileiros. Segundo
a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert),o
rádio que comemora hoje seu dia mundial está presente em 88,1% dos
domicílios do país, perdendo apenas para a televisão, que tem penetração
de cerca de 97%.
O
país tem aproximadamente 9,4 mil emissoras de rádio em funcionamento,
incluindo emissoras comerciais AM e FM e rádios comunitárias.
O número é
mais que o dobro do registrado há dez anos, segundo dados do Ministério
das Comunicações.
Nos estados de São Paulo e Minas Gerais estão concentrados os maiores
números de emissoras, com 1,4 mil e 1,3 mil, respectivamente.
O número de aparelhos de rádio convencionais passa de 200 milhões no Brasil,
além de 23,9 milhões de receptores em automóveis e do acesso por
aparelhos celulares, que somam cerca de 90 milhões. Isso sem falar no
acesso às emissoras pela internet, por meio de computadores e
smartphones. Aproximadamente 80% das emissoras do país já transmitem sua
programação pela rede mundial de computadores.
O
presidente da Abert, Daniel Slaviero, destaca que o rádio está se
adaptando às novas tecnologias para disputar o mercado altamente
competitivo da informação e do entretenimento. “Acreditamos no futuro
do rádio, não como nossos pais e avós o conheceram, mas inovador, ágil,
interativo e com a mesma importância social, eficiência comunicativa e
proximidade com as comunidades e os ouvintes. Aos 90 anos, não há dúvida
de que o rádio está em plena reinvenção”, avalia.
Marcos Antonio
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