Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Diuréticos naturais

Diuréticos naturais
Quem sofre com a retenção de líquidos pode encontrar nos alimentos diuréticos um excelente aliado para acabar com o inchaço e todos os desconfortos proporcionados por ele. Pois é, alguns alimentos possuem propriedades diuréticas, ou seja, estimulam a função renal, fazendo com que o corpo elimine mais água e impurezas com uma maior facilidade. A retenção de líquido é um problema comum e sua causa está associada a fatores como: excesso de sal no preparo dos alimentos, consumo frequente de alimentos processados e com alto teor de sódio, doenças renais, hipertensão, entre outros.
Além do inchaço, mais concentrado nas pernas e nos pés, são sintomas comuns o ganho de peso e cansaço. Frutas, verduras, legumes e ervas já possuem naturalmente propriedades diuréticas, mas alguns se destacam entre eles. Em todo caso, nutricionistas recomendam que tais alimentos sejam consumidos crus, na forma de sucos ou chás, que permitem que todas as suas propriedades sejam aproveitadas.

 Entre os alimentos e bebidas indicados para aumentar a diurese estão: melão, melancia, maracujá, abacaxi, limão, morango, alface, agrião, aspargo, salsa, coentro, abóbora, beterraba, chuchu, tomate, rúcula, repolho, tomate, salsinha, alcachofra, broto de feijão, pepino, almeirão, aipo e berinjela. Além desses, algumas ervas como a alfafa, boldo, urtiga, cabelo de milho, chapéu de couro, erva doce, hibiscus, hortelã e salsaparrilha são potentes diuréticos naturais, especialmente quando preparados como chá. Os chás de cavalinha, de carqueja e de centelha asiática também entram nessa lista, o ideal é tomar duas xícaras por dia.
Alguns  de serem potentes diuréticos, esses alimentos são excelentes fontes de fibras e também ajudam no bom funcionamento do intestino, contribuindo ainda mais para a eliminação das toxinas do nosso organismo. Vale lembrar que o consumo dos alimentos diuréticos não vão substituir a ação dos medicamentos em uso, mas agir associados a estes para otimizar os resultados.

Resumo do dia 

Nenhum comentário: