No Dia Mundial do Meio Ambiente - não existiria dia mais propício - Lajes realiza a sua I Conferência do Meio Ambiente organizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente
(SEMAGMA). Estiveram presentes os representantes do Poder Executivo, Legislativo, Lideranças Religiosas, Sindicatos, Professores, Agricultores, Apicultores, Catadores, Associações, entre outros seguimentos da sociedade organizada. Como Conferêncista, tivemos a Márcia Egina Câmara Dantas, Mestranda em Meio Ambiente, Tecnologia e Sociedade - UFERSA. Especialista em Gestão Ambiental- FIP e Gestora Ambiental da SEMARH, com brilhante esplanação sobre o que são e como gerir de forma sustentável os resíduos sólidos do nosso município. À tarde, no segundo momento, os conferencistas foram divididos em grupos por eixos temáticos:
- Produção e Consumo Sustentável
- Impactos Ambientais
- Geração de Emprego Trabalho e Renda (Grupo coordenado por este professor e blogueiro)
- Educação Ambiental
Após as discussões sobre estes temas foram elaboradas propostas visando a melhoria da qualidade de vida da população e do meio em que vivemos. Estas, foram todas aprovadas pelos delegados com pequenas correções e serão apresentadas posteriormente em uma Conferência Estadual. Também irão representar a nossa cidade nessa conferência todos os delegados titulares. Esperamos que essas propostas, façam eco e sejam ouvidas pelos poderes constituidos pois as considero mecanismos importante para o pleno exercício da cidadania de um povo. Acreditamos também que as mudanças começam no campo das ideias. Parabenizamos toda a equipe organizadora e todas as pessoas envolvidas nesse importante evento para o desenvolvimento econômico e sócio ambiental do nosso município.
O evento teve como objetivo:
- Divulgar a política municipal de resíduos sólidos para cada entidade da federação.
- Contribuir para a política nacional de resíduos sólidos com o foco nos eixos: produção e consumo sustentável, reduções de impactos ambientais, geração de emprego e renda, e educação ambiental.
- Estabelecer responsabilidade compartilhada governo, setor sociedade civil
- Contribuir para que cada estado e município solucionem os entraves e desafios na implementação da gestão dos resíduos sólidos.
Difundir práticas positivas que possam contribuir para os desenhos de políticas públicas locais e regionais.
Texto e imagens, Adomilson Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário