Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Vacina que os adultos não podem deixar de tomar

Saúde

Está muito enganado quem pensa que as doses de vacinação limitam-se ao período da infância. A imunização contra vírus e bactérias deve ser realizada conforme a recomendação do Ministério da Saúde, que de acordo com os estudos realizados com cada uma delas, estabelece para as vacina um determinado período em que as mesmas ainda possuem validade. O problema é que quando nos tornamos adultos, as atividades do dia a dia nos fazem esquecer da saúde e muitas vezes só lembramos das vacinas quando adquirimos alguma doença.

É importante lembrarmos que existem vacinas tanto para bactérias como para vírus, as primeiras são utilizadas para controlar surtos epidemiológicos, já as para vírus, funcionam como uma imunização que dura a vida toda, sendo necessárias apenas algumas doses de reforço para garantir que a doença não irá mais voltar. Saiba agora quais são as principais vacinas que os adultos não podem deixar de tomar e confira no seu cartão de vacinação está em dia com as mesmas.

A vacina dupla tipo adulto, fornece a imunização para a Difteria e Tétano. A primeira parte da vacinação é feita em três doses, com intervalo de dois meses, geralmente tomadas na infância. Depois dessas, o reforço deve ser feito a cada dez anos para que a imunização continue eficaz. A vacina Tríplice-viral, que nos protege contra o  sarampo, caxumba e rubéola, deve ser tomada pelos adultos que ainda não tiverem recebido as duas doses recomendadas para a imunização completa quando eram criança e se tiverem nascido depois de 1960. Para as mulheres que pretendem ter filhos, que não foram imunizadas ou nunca tiveram rubéola, esta vacina deve ser tomada um mês antes de engravidar, levando-se em consideração o perigo que a rubéola representa às gestantes e ao feto.
A vacina contra a hepatite B, doença transmitida pelo sangue e que geralmente não apresenta sintomas, pode ser tomada a partir dos 19 anos, gratuitamente e em qualquer posto de saúde. A Pneumo 23, que nos imuniza da bactéria pneumococo, causadora da pneumonia, também deve ser tomada por adultos de todas as idades, principalmente os que já possuem mais de 60 anos.

Google.com

Nenhum comentário: