Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Dieta mediterrânea

Saúde  
Dieta mediterrânea
O estilo de vida dos povos que habitam na região próxima ao Mar Mediterrânico, vem influenciando e servindo como princípio para a formação de guias nutricionais há muito tempo. A baixa incidência de doenças nesta população quando comparada a de outros países, entre outros benefícios notados no comportamento do dia-a-dia, mostram que estas regras de alimentação podem proporcionar melhoras significativas na nossa saúde. Apesar de incluir mais itens do que as dietas que estamos acostumados a ver, todas as recomendações dadas a seguir fazem parte de um guia que te ajudará a promover uma melhoria na sua alimentação.
Comer menos carne e investir nos peixes é a primeira recomendação. Ao dimuirmos o consumo de carnes, sobretudo as vermelhas e comermos peixe pelo menos 3 vezes por semana, especialmente aqueles peixes ricos em ácidos gordos ómega 3 como o salmão, a sardinha, a cavala, o atum e o carapau, estaremos prevenindo o nosso organismo contra diversas doenças. As hortaliças e verduras também devem fazer parte da sua dieta diária, por isso aposte nas saladas, verduras cozidas e inclua um prato de legumes e hortaliças no almoço e no jantar, pois estes alimentos são de baixo valor calórico e possuem uma elevada densidade nutricional. Além disso, eles nos fornecem cálcio, magnésio, potássio, vitamina C, betacaroteno e fibras em quantidades necessárias ao nosso organismo.

Para temperar as saladas e verduras use apenas uma colher de chá de azeite virgem extra ou inclui 4 a 8 azeitonas no teu prato. Para quem não dispensa os cereais do cardápio diário, a recomendação é investir nos cereais pouco refinados e derivados pouco processados. Não substitua o pão de centeio ou de mistura por bolachas e procure sempre escolher cereais de pequeno-almoço não refinados e sem açúcar como os flocos de aveia, centeio e trigo integral.
Não são apenas as mudanças no cardápio que ajudarão a modificar os seus hábitos alimentares, mas também algumas mudanças comportamentais  saudáveis e que devem ser realizadas diariamente por toda a família. Sentar para fazer uma refeição, apreciar e saborear a comida que te servem, e fazer pelo menos 30 minutos de atividade física diárias fazem parte de um novo estilo de vida saudável.

 Resumo do dia


Nenhum comentário: