Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Comprar imóvel ou investir dinheiro?

Economia
Comprar imóvel ou investir dinheiro?
Comprar um imóvel ou investir o dinheiro? Esta é a dúvida de milhares de brasileiros que dispõe de um determinado capital, mas não sabem qual a melhor forma de aplicá-lo. Em todo caso, esta é uma decisão importante e que merece uma avaliação financeira, levando em consideração todas as vantagens e desvantagens de ambos os investimentos.O primeiro ponto a ser considerado é o valor do imóvel e de todas as despesas relacionadas a aquisição do mesmo, caso a rentabilidade que a renda fixa gera sobre este capital para esse investidor seja maior que o custo do aluguel de um imóvel do mesmo padrão, a melhor opção é aplicar na renda fixa e alugar um imóvel.
Mas, caso a rentabilidade deste capital seja menor que o custo do aluguel, vale mais usar este dinheiro para comprar um imóvel. Para muitas pessoas, mais do que um bom investimento, a compra de um imóvel representa uma auto-realização, assim, a aquisição do bem gera uma satisfação enorme para o proprietário, independente da aquisição da dívida.

Para algumas pessoas ter uma residência fixa, não seria uma solução, muito pelo contrário só traria contratempos. Seja pela necessidade constante de viagens, mudança de cidade por trabalho, família ou mesmo hábito, quem valoriza mobilidade deve preferir investir seu capital para pagar por um estilo de vida baseado em aluguéis. Por outro lado, há quem prefira uma residência fixa, por valorizar viver em uma determinada localidade, seja porque cresceram na região, ou por gostar do estilo de vida do local. Neste caso, deve-se preferir comprar um imóvel ao invés de investir para morar de aluguel.
Por fim, deve-se considerar ainda que investir o dinheiro traz custos operacionais baixíssimos, uma vez que o investidor só precisará abrir uma conta e pagar um valor baixo de administração do investimento. Já na compra do imóvel, existem diversos custos que serão acrescidos ao cálculo da compra, como escrituras, reformas e gastos com mobília. Faça uma avaliação geral da sua situação financeira, leve em consideração todas as vantagens e desvantagens de cada caso mencionadas e decida qual a melhor opção para você.


Resumo do dia 

Nenhum comentário: