Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Mais vantajoso alugar ou comprar imóvel?

Economia
Mais vantajoso alugar ou comprar imóvel?
Alugar ou comprar um imóvel? Essa é a dúvida de milhares de brasileiros que desejam ter um imóvel próprio, mas ainda tem medo ou desconhece as vantagens e desvantagens de uma escolha como essa. De acordo com economistas, ter o dinheiro em mãos não deve ser a única preocupação de quem pretende comprar um imóvel. Além de saber se o imóvel se adéqua às suas necessidades e à sua renda, você deve saber se a prestação não irá consumir gastos com lazer, bem-estar e qualidade de vida, se a possibilidade de valorização local, ou se não é uma área que irá desenvolver com o tempo.

Em todo caso, ao optar por um financiamento, algumas vantagens como contar com juros mais baixos nos últimos anos, prazos mais longos, de até 35 anos para quitar o débito total, possibilidade de estabelecer parcelas decrescentes, diferente da tabela Price e o melhor de tudo é que sempre terá motivação para pagar um patrimônio próprio. Mas, por outro lado, caso não faça um bom planejamento econômico pessoal, o acúmulo de prestações certamente irá lhe trazer muitas dores de cabeça. Entre outras desvantagens, o proprietário poderá ter dificuldade de repassar ou alugar o bem caso não escolha bem a localização do imóvel.

Em relação ao aluguel, o inquilino tem como vantagens a maior mobilidade física, com a possibilidade de poder morar onde quiser, terá sempre prestações menores e se o aluguel for baixo, a renda ficará mais livre para investir no mercado de ações, estudo, previdência privada, viagens, entre outras opções. Em relação as desvantagens, você deve levar em consideração que estará sempre pgando uma quantia por algo que não é seu, poderá estar vinculado ao pagamento de seguro fiança, despesas de condomínio e IPTU, além de despesas com pinturas e consertos estruturais. O valor também pode ser reajustado, como o IGP-M, que é em torno de 5% ao ano, além da insegurança de não saber até quando poderá ficar naquele local.

Resumo do dia 

Nenhum comentário: