Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Diferenças entre MDF e MDP

Diferenças entre MDF e MDP
Para você que sempre fica em dúvida na hora de optar pelo MDF ou pelo MDP, saiba agora quais são as principais diferenças entre esses tipos de materiais, bem como as indicações de uso. Para começar a ter uma ideia, você deve saber que as siglas MDF e MDP vêm do inglês: Medium Density Fiberboard e Medium Density Particleboard, respectivamente. A primeira significa placa de fibra de média densidade e é feita basicamente de madeira reconstituída, produzida por meio da aglutinação de fibras de madeira, em placas sobrepostas, com resinas sintéticas e outros aditivos, fixados por pressão.
A qualidade das chapas de MDF varia de acordo com o uso, possuem boa estabilidade, grande capacidade de absorção de tintas e uma excelente resistência. Por possibilitar um maior uso da criatividade na criação das peças, o MDF é a madeira mais utilizada na parte aparente dos móveis, onde serão feitos os acabamentos, partes arredondadas e contornos.

Já o MDP é um aglomerado formado por partículas de madeira aglutinadas com resinas ureicas e outros compostos, através de temperatura e alta pressão. Também possui uma boa estabilidade e grande capacidade de absorção de tinta, o que garante que os acabamentos feitos com pinturas e revestimentos fiquem ótimos. Além disso, outra vantagem do MDP é que por ter excelentes características mecânicas, conferem maior resistência no arrancamento de parafusos, reduzindo assim os empenamentos.
Assim, podemos dizer que uma das principais diferenças entre os materiais é a maleabilidade, uma vez que enquanto o MDF permite a formação de curvas, o MDP oferece limitações e por isso são mais usados em peças de linha reta, como portas, prateleiras, gavetas, entre outras. Além dessa, a capacidade de absorção de tinta nos acabamentos também é diferenciada, sendo maior no MDP. Quanto ao custo benefício, é indiscutível que o MDP oferecerá mais vantagens se usada nas partes internas.

Resumo do dia 

Nenhum comentário: