Quer saber quais são as piores marcas de smartphones disponíveis no mercado? De acordo com uma lista divulgada pelo órgão de defesa do consumidor, Procon, de São Paulo,
apesar de possuírem alguns dos aparelhos mais potentes da categoria,
determinadas marcas lideram o ranking de reclamações dos consumidores.
Entre elas estão a Motorola, Nokia e a Samsung. A líder de reclamações é a Motorola, que já apresenta 16% mais
reclamações em relação à 2012.
Mas, ainda pior que o número de
reclamações, é a porcentagem daquelas que foram resolvidas. De acordo
com o Procon, apenas 52% foram solucionadas. A fabricante, que
atualmente pertence ao Google, afirma que a oferta de produtos e serviços
de qualidade é prioridade da empresa e que vem aumentando os
investimentos nas áreas de tecnologia, treinamento e capacitação da
equipe de assistência técnica. Apesar de também possuir um número
elevado de reclamações, a Samsung conseguiu manter um nível satisfatório
de soluções, chegando a resolver 95% das queixas apresentadas.
São quase quatro mil reclamações contabilizadas pelo Procon de São
Puaulo, sendo que as principais queixas estão relacionadas à vícios de
qualidade, falta ou atraso na entrega do produto, além de problemas
relacionados à descumprimento ou cancelamento do contrato. De acordo com
o órgão que atende os consumidores insatisfeitos, em
geral, há um grande descontentamento em relação aos padrões de qualidade
dos celulares disponíveis no mercado brasileiro atualmente, uma vez que
tais aparelhos e principalmente os serviços de suporte aos mesmos,
estão bem abaixo da expectativa dos consumidores.
A causa dessa grande insatisfação está, na maioria dos casos,
associada a política de pós-venda das marcas, que quase se equipara as
falhas técnicas dos produtos. Isso pode ser um problema das fabricantes
aqui no Brasil, pois em outros países, receber outro celular como troca
de outro que apresentou defeito é muito mais simples, quando comparamos
ao tempo esperado e transtornos vividos pelos consumidores brasileiros.
Resumo do dia
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