Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

terça-feira, 2 de julho de 2013

Bruxismo – Sintomas, tratamento

Bruxismo - Sintomas, tratamento
Caracterizado pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono, o bruxismo é uma desordem funcional que atinge homens e mulheres e pode ter como causa principal, fatores emocionais. De acordo com especialistas, esse distúrbio também pode se manifestar durante o dia, recebendo o nome de briquismo nesse caso. O diagnóstico precoce é difícil, uma vez que a pessoa manifesta os sintomas enquanto dorme, na maioria das vezes é alguém que a observa dormindo e nota o ranger dos dentes. Em avaliações realizadas por médicos ou dentistas, há suspeita quando os sintomas já estão instalados e em uma fase mais avançada.
O diagnóstico é confirmado com a polissonografia, exame que identifica o grau do distúrbio e orienta o melhor tratamento. A pressão que é exercida entre os dentes provoca o desgaste e o amolecimento dessas estruturas, que nos casos mais avançados podem evoluir para problemas ósseos, na gengiva e na articulação têmporo mandibular. Além disso, dor de cabeça também é um sintoma comum, gerado pela isquemia dos vasos que entram no ápice da raiz, decorrente da compressão exagerada dos dentes, que posteriormente também poderá levar à necrose dos vasos, dos nervos e da polpa dentária.

Com o tempo, os pacientes também começam a apresentar dor e zumbido no ouvido, dor no pescoço, na mandíbula e nos músculos da face, que ficam fadigados. As causas podem estar ligadas a fatores genéticos, situações de estresse, tensão e ansiedade. A causa primária também poderá ser proveniente de problemas físicos de oclusão ou fechamento inadequado da boca. Os tratamentos disponíveis incluem medicamentos ansiolíticos, quando o quadro tem origem em situações de estresse, ou o uso de placas interoclusais flexíveis de silicone ou as placas rígidas de acrílico, que são moldadas de acordo o formato da arcada dentária do paciente e diminuem o atrito que leva ao desgaste dos dentes.

Resumo do dia 

Nenhum comentário: