Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Cogumelos – Benefícios, Propriedades

 Cogumelos - Benefícios, propriedades
Pertencentes a família dos fungos, os cogumelos trazem inúmeros benefícios à nossa saúde, além de darem um sabor especial aos pratos. Pois é, os benefícios vão desde o emagrecimento à prevenção de doenças cardiovasculares. Entre os cogumelos mais apreciados no Brasil, destacam-se o Shiitake e o Shimeji, mas outros como o Funghi, o Champignon de Paris e o Portobello, também são bem procurados.

Graças a presença de vitaminas do complexo B, os cogumelos atuam na saúde mental e emocional, sendo indicado para quem sente-se cansado após um dia de estudos. Rico em fósforo, eles também são fundamentais para os ossos e os dentes. Outra substância que está presente em elevadas concentrações são as fibras, que auxiliam no funcionamento do intestino, controlam o colesterol e favorecem o emagrecimento, pois reduzem a absorção de gordura e aumentam a saciedade.

De acordo com nutricionistas, os cogumelos são alimentos altamente protéicos, para termos uma ideia dessa proporção, em quatro colheres de sopa de shiitake há o equivalem protéico presente em um bife de carne vermelha pequeno. Com isso, tornam-se auxiliares na manutenção dos tecidos, principalmente do muscular. A prevenção de doenças cardiovasculares e degenerativas, como mal de Alzheimer, fica a cargo dos elevados teores de ácido fólico. Também há estudos que comprovam que eles são importantes no tratamento complementar de câncer, lúpus, hepatite e HPV.
Pesquisas recentes mostram que os cogumelos trazem ainda em sua composição a lentinan, susbtância capaz de estimular o funcionamento dos macrófagos, células responsáveis pela produção da interleucina, outra substância que está relacionada ao combate da gripe e de outras infecções.  Esse conjunto deações estimulam o sistema imunológico e blindam o organismo contra fortes infecções.
Na hora de comprar os cogumelos, a dica é observar se o alimento está firme, com a coloração forte e sem manchas escuras. Quanto à melhor forma de preparo, o ideal é prepará-los em molhos, sopas, cremes, refogados ou chás, pois o aquecimento fazem com que seus princípios ativos atinjam maiores concentrações.

Resumo do dia 

Nenhum comentário: