Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Tênis de corrida – Como escolher o tênis apropriado

 Tênis de corrida - Como escolher, dicas
Escolher o tênis adequado é um dos detalhes mais importantes que devem ser observados por quem vai começar a fazer atividades físicas como corrida e caminhada. Para a maioria das pessoas o sistema de amortecimento é o mais importante, entretanto, é preciso estar atento a outras qualidades que também devem ser levadas em consideração, entre as quais estão estabilidade, flexibilidade, leveza, conforto e durabilidade.

Para garantir mais conforto deve-se seguir uma regra básica, mas que é ignorada por muita gente, por isso tenha mente que é o formato do tênis que deve se adequar ao do seu pé,  e não o contrário. Assim, se você tiver arco do pé muito baixo ou pé chato, encontre um tênis de corrida com a área logo abaixo da planilha em molde reto, se o arco do pé for de altura média, o ideal é um tênis de corrida semi-curvo, se o arco do pé for alto, um tênis curvado é a melhor opção. Além de ser desconfortável, escolher um tênis que tenha um formato contrário ao do seu pé irá lhe causar dor, bolhas e calos.
As palmilhas também devem ser examinadas atentamente. Antes de comprar o tênis de corrida, retire as palmilhas e observe se o material de que são feitas são aquelas espumas frágeis de EVA que não oferecem nenhum conforto aos seus pés. Neste caso, só valerá a pena se o tênis tiver todas as demais qualidades e se você substituir as palmilhas posteriormente por outras com materiais mais macios e que ofereçam melhor suporte.
Observe ainda se o solado está adequado, a dica é optar pelos tênis que tenham a cor cinza na borda da parte de dentro do solado, pois esses são tênis de estabilidade desenvolvidos exclusivamente para manter seus pés alinhados quando você corre. Com base nestas informações, agora você já tem base para fazer uma compra mais técnica, avaliando a flexibilidade do calçado, o que pode ser feito observando a dobra na base do dedão, experimentando-o para ver se a forma se adequa ao formato do pé, estudando o cabedal, parte de cima do tênis, para ver a ventilação, o acabamento que deve ser sem costuras, se possível e a qualidade do material empregado.

Resumo do dia 

Nenhum comentário: