Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Novos tratamentos para combater a calvície e os cabelos brancos

Combater a calvície e o cabelo branco tem sido alvo de pesquisas há muitos anos, estudos recentes mostram que o que antes parecia impossível, em um futuro bem próximo se tornará realidade. Pois é, de acordo com estudiosos e pesquisadores do assunto, existem compostos orgânicos que até então eram desconhecidos e que agem especificamente na região capilar. Uma pesquisadora da Universidade de Nova York apresentou a comunidade científica essa semana, um estudo inédito sobre células-tronco capilares.

A proteína descoberta, denominada de Wnt, foi identificada como sendo a  responsável pelo crescimento e pela coloração dos cabelos. O estudo baseou-se no pressuposto que as células-tronco dos folículos capilares e dos melanócitos, células produtoras de pigmento, interagem de alguma forma para produzir cabelo de cores diversas, mas até o momento ninguém sabia exatamente como isso era possível.
O experimento realizado pela referida pesquisadora demonstrou exatamente como os caminhos sinalizadores da proteína Wnt permitem  que as células-tronco dos folículos e dos melanócitos trabalhem juntas para gerar o crescimento capilar e produzir pigmentos. Assim, algum distúrbio que determine uma anormalidade ou a ausência de Wnt inibe o surgimento de novos fios e impede a formação de cor. Essa descoberta indica uma possível forma de tratamento para calvície e fios grisalhos, contribuindo não apenas para o meio estético, mas também podendo ajudar a combater doenças realmente graves, como o câncer.
Além disso, como já sabemos o corpo humano tem vários tipos de células-tronco com elevado potencial de regenaração e os métodos utilizados para promover a comunicação das presentes nos fios de cabelo podem facilitar a descoberta de meios importantes para regenerar outros órgãos mais complexos.  Vamos aguardar pelo avanço das técnicas e pelos novos tratamentos que terão como base as descobertas feitas nesse estudo, para combater a calvície e os fios brancos que atormentam homens e mulheres em todo o mundo.
Fonte: Google.com

Nenhum comentário: