Saúde
Praticar uma atividade física traz inúmeros benefícios a saúde física e mental, nas atividades praticadas em academia não é diferente. Além de existir uma grande variedade de opções que vão desde musculação a step, ginástica localizada, spinning, jump, entre outras, os praticantes poderão optar por realizar tais atividades de forma individual ou em grupo. Entretanto, por tratar-se de uma atividade que impõe uma freqüência regular, geralmente três vezes por semana, muitas pessoas costumam desistir de praticar exercícios em academias, clubes, quadras e afins entre o terceiro e o quinto mês de aula.
A prática regular de exercícios físicos, especialmente os praticados na academia, nos proporciona inúmeras vantagens. Com o impacto do exercício, os ossos sofrem microfraturas e adquirem pequenas deformações, o mesmo acontece com os músculos que são forçados a trabalhar mais do que está acostumado e por isso também sofrem microtraumas. Para suprir o aumento da demanda e continuar fornecendo combustível aos músculos, o organismo converte a glicose armazenada em energia, diminuindo o nível de açúcar no sangue. Além disso, esse processo de queima de energia faz com que a temperatura aumente e como forma de controle corporal interno, liberamos água em forma de suor.
Após o exercício, o repouso, uma alimentação adequada e hidratação faz com que o corpo passe por um processo completo de recuperação, deixando os ossos mais fortes, os músculos, mais resistentes, e normalizando o nível de água e açúcar no corpo. Todo esse processo fortalece nosso sistema de defesa e oferece maior resistência ao nosso organismo.
Mas, é importante deixar claro que o corpo dá pistas de como a atividade está interferindo em sua saúde, os sinais podem vir no mesmo instante, logo após a realização da atividade física, ou ainda no dia seguinte. Por isso, se você sentir dores, converse com o seu instrutor e avalie a possibilidade de refazer a sua dinâmica de exercícios.
Google.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário