Comer excessivamente sem estar com fome e sem saber o porquê é dos principais sintomas da compulsão alimentar, síndrome definida como um transtorno alimentar comum, em que um indivíduo consome regularmente uma grande quantidade de comida de uma vez só. Este tipo de distúrbio pode ocorrer em pessoas de qualquer sexo, raça, idade ou nível socioeconômico e o aumento de peso acontece de forma gradual, até um estágio em que a pessoa passa a ser considerada clinicamente obesa e torna-se passível de contrair uma grande variedade de doenças.
A compulsão alimentar pode ocorrer por diversos motivos emocionais, em que o indivíduo passa a utilizar a comida em substituição para amenizar o mal estar e o estresse vivido no dia a dia, ou ainda como forma de amortizar o que na realidade não quer enxergar ou uma situação que não quer viver.
Como combater a compulsão alimentar
Combater esse transtorno não é uma tarefa fácil, pelo contrário, exige bastante força de vontade e determinação. O primeiro passo desta busca é aprender a confrontar situações que o coloca em um impasse, este é um bom caminho para evitar o estresse e parar de consumir mais comida do que seria necessário para a sua nutrição. Elaborar um plano de ação que o faça alcançar um conforto interno, sem fazer mal a si mesmo, é outra dica legal. Assim, toda vez que você detectar situações que lhe trazem qualquer tipo de desconforto, poderá recorrer ao seu plano e aliviar seus problemas, livrando-se de comportamentos excessivos que podem levar ao sobrepeso e obesidade.
Realizar atividades prazerosas também é outra forma de desviar a atenção dos problemas do dia a dia e dar-se a oportunidade de viver momentos agradáveis, seja com família, com amigos ou mesmo sozinhos. Atividades como cursos de idiomas, danças, bordado, pintura e artesanatos, poderão te ajudar a desviar a atenção da comida para algo que nos te dará mais prazer.
Google.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário