O estresse tem sido a maior causa de transtornos físicos e mentais. Todos os dias somos expostos a situações em casa, na rua, no trânsito ou no trabalho, que afetam diretamente o nosso estado de humor, alterando a nossa qualidade de vida, podendo levar ao desgaste físico e mental. Alguns fatores estressantes são bem conhecidos e administrados constantemente pela maiora das pessoas, entre eles destacam-se: pressão no trabalho, problemas de relacionamento, solidão, problemas financeiros e a insegurança. Estudos recentes mostram que existem alimentos com propriedades capazes de combater esse desgaste, sendo classificados como anti-stress.
Alimentos anti-stress e seus benefícios
A cenoura é um desses alimentos, graças a sua abundante concentração da vitamina biotina, a raiz é capaz de combater a depressão e a fadiga. O mesmo acontece com a abóbora, que contém grande quantidade de zinco, mineral essencial para transformar os triptófanos em serotonina, conhecido como o hormônio da felicidade. Já o leite de cabra, possui altas concentrações de cálcio, ótimo para melhorar o ânimo e importantíssimo para a transmissão dos impulsos nervosos, por isso a ingestão desse leite pode diminuir o nervosismo e a irritabilidade.
O tofu também possui um teor elevado de triptofanos, sendo considerado por esse motivo um alimento anti-stress. A raiz de alcaçuz, rica em glicirricina, composto que inibe a libertação de cortisol, ajuda o corpo a lidar com o stress e por conter isoflavonas, também pode ser utilizada para tratar os sintomas da depressão. A toranja também entra nessa classe de alimentos, por ser rica em ácido fólico, substância essencial no transporte de oxigénio ao cérebro, e por possuir um papel importante na produção de serotonina.
Estudos mostram que o trigo contribui para a produção de vários compostos cerebrais que melhoram o estado de espírito, a energia, o bem-estar, a capacidade de alerta, a concentração e a acuidade visual, sendo as suas melhores fontes o farelo e o gérmen. Outros alimentos como o feijão branco, o chocolate, o chá de ginseng e o atum, tabém podem e devem ser consumidos para combater o estresse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário