Os benefícios de um alimentação saudável vão além do emagrecimento e da prevenção de doenças. De acordo com estudos realizados em todo o mundo, diversos alimentos naturais possuem em sua composição substâncias que proporcionam uma maior sensação de bem-estar, aumentam a disposição e ajudam a acabar com a tristeza. A melhora no astral e o aparecimento das boas emoções ocorre basicamente por conta de dois aminoácidos presentes na maioria dos alimentos que serão indicados em seguida.
O triptofano e a tirosina produzem neurotransmissores que têm ligação direta com a serotonina, a dopamina e a noradrenalina, substâncias que estão relacionadas ao nosso estado de espírito. Ervilha, feijão, grão de bico, carne vermelha, peixes, ovos, leite e seus derivados, são exemplos de alimentos que contêm o triptofano, precursor da serotonina. Já as massas, os pães, a batata, os cereais integrais e o arroz são carboidratos ricos em fibras ou amido, que de forma indireta ajuda a aumentar a produção de serotonina, por isso devem ser incluídos no nosso cardápio. Por outro lado, devemos evitar os carboidratos simples, como os presentes nos doces, que provocam oscilações nos níveis de açúcar do sangue e têm um impacto negativo sobre o humor.
Óleo de milho, mariscos, cereais integrais e carnes, são ricos em cromo, mineral que eleva a ação dos receptores de serotonina. O atum, salmão, sardinha, truta, arenque, cavala e linhaça por sua vez, nos oferecem doses elevadas de ômega-3, um tipo de gordura nos faz bem, diminui a fraqueza, a fadiga e a desatenção. O brócolis, tomate, rúcula e cogumelo atuam contra a depressão graças a presença do ácido fólico em sua composição, que interage com a serotonina e a noradrenalina.
A pimenta vermelha, gengibre, linhaça, guaraná em pó, mostarda, café, vinagre de maçã e acelga, também entram na lista de alimentos que melhoram o humor, uma vez que são alimentos termogênicos, que aceleraram a queima de calorias e têm ação estimulante sob o sistema nervoso. O mesmo acontece com as amêndoas, nozes, amendoim e castanhas que contêm magnésio, cobre e selênio, cuja ação antioxidante ajuda a inibir a depressão.
Google.com
Google.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário