Para você que já está acostumado a assaltar a geladeira ou fazer aquela bela refeição antes de dormir, saiba que está mais do que comprovado que comer a noite engorda mais do que em outras horas do dia. De acordo com profissionais especializados no assunto, as pessoas tendem a ganhar mais peso durante a noite pois durante este período o nosso corpo sofre uma redução metabólica, fazendo com que o gasto de energia fique mais lento.
Comer a noite engorda?
De uma forma simplificada, o mecanismo fisiológico que explica tal condição é baseado no fato de que o nosso organismo trabalha em um ciclo metabólico que depende da luz do sol, a nossa íris é capaz de reconhecer no ambiente externo a ausência da luz, e mandar uma informação para o nosso organismo cuja resposta é a liberação de alguns hormônios, entre os quais está a melatonina.
Para quem nunca ouviu falar na melatonina, este hormônio serve para fazer com que nosso corpo perceba que está chegando a noite e que o momento de parar e descansar está perto, por isso o metabolismo cai e o corpo consegue alcançar esse estado de relaxamento. Associado a isso está os hábitos culturais que nos fazem gastar menos energia, uma vez que no período da noite estamos mais sentados ou deitados, assistindo TV, no computador, lendo um livro, enfim, preparando-nos para dormir.
O ideal é que as refeições noturnas sejam mais leves e menos calóricas, tendo em vista que alimentos pesados, além de encontrarem maior dificuldade de digestão, podem prejudicar uma noite de sono tranqüila e bem dormida, como deve ser para quem quer manter o peso. Sopas e caldos são sempre bem vindos, mas tome bastante cuidado com os carboidratos encontrados em pães, macarrão, arroz, batata, biscoitos e bolo, e com as gorduras presentes nos alimentos fritos, condimentos e molhos.
Google.com
Resumo da semana
Nenhum comentário:
Postar um comentário