Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

domingo, 5 de agosto de 2012

Tempo seco de agosto e setembro provoca desconforto

Saúde
“A temperatura varia de 25 a 30 graus centígrados, mas a umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 20%”, anuncia a meteorologia. Que vai fazer sol dá até para entender. O restante da notícia, nem tanto. O conceito de umidade não é dos mais conhecidos pela população, embora ninguém deixe de perceber os efeitos do tempo seco. Quem não sofre o desconforto com a baixa umidade relativa do ar pelo menos toca no assunto, no trabalho ou no elevador do prédio. Fato é que agosto e setembro não passam sem que se ouça falar em incêndios, mas também em olho seco, crise de asma, nariz entupido e sangrando.
O desconforto é certo, mas para um grupo específico: alérgicos, asmáticos e pessoas diagnosticadas com olho seco. As demais podem experimentar o problema, mas aí a umidade precisa cair muito. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), índices entre 20% e 30% exigem estado de atenção; entre 12% e 20%, estado de alerta; inferior a 12%, estado de emergência. Mas esse último é coisa de deserto, extremamente difícil de ocorrer até no Norte e Noroeste de Minas, regiões mais propensas a níveis baixos de umidade relativa do ar.

Vem daí a opinião do professor do Departamento de Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP) Fábio Gonçalves: “A preocupação com a baixa umidade no Brasil é exagerada. Não vivemos em desertos nem em climas muito frios em que a população fica meses dentro de ambientes fechados, calafetados com umidades muito baixas, caso do Canadá, Estados Unidos e Norte da Europa”. Segundo o especialista, por aqui são poucos os dias secos e os valores também não ficam baixos por muito tempo, geralmente entre as 13h e as 16h. “A situação é rara e ocorre somente em ambientes externos.”

Tal ponto de vista não anula o problema, afinal a umidade relativa do ar ideal está entre 40% e 70%. “Valores muito abaixo e acima levam a problemas de saúde, porque geram estresse térmico e proliferam muitas doenças”, acrescenta Gonçalves. Quando, então, o tempo seco merece atenção e mesmo ações preventivas? Como se livrar do desconforto? O famoso umidificador é bom ou ruim? Água é solução para tudo? Funciona mesmo em bacias espalhadas pelo quarto? O Bem Viver ouviu especialistas sobre o assunto, tudo para que você passe os próximos meses em paz com a secura.
 Estado de Minas

Nenhum comentário: