Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

domingo, 30 de dezembro de 2012

Bronze saudável

Saúde
Foto: João Maria AlvesAlimentos ricos em betacaroteno auxiliam na formação da melanina, possuem ação fotoprotetora, além de ajudar a ter um bronzeado mais bonito. Mas o filtro solar não deve ser esquecido

Por Isaac Ribeiro - repórter
Não adianta! Em países tropicais como o nosso é difícil não associar a chegada do verão com biquines e pele bronzeada. Por mais que haja campanhas de conscientização sobre os efeitos nocivos da exposição prolongada ao sol, a grande maioria praieira não deixa de deitar na areia para dourar a pele sob os raios do astro-rei. Afinal, sensualidade e beleza fazem parte do imaginário desta estação. Mas existe realmente uma forma saudável de se bronzear? Alimentos ricos em betacaroteno auxiliam na formação da melanina,possuem ação fotoprotetora, além de ajudar a ter um bronzeado mais bonito. Mas o filtro solar não deve ser esquecido. O excesso de sol pode trazer males à saúde, entre eles o câncer de pele. Mas se forem adotadas algumas medidas simples, é possível conquistar a cor desejada sem agredir tanto a pele.
A principal delas é usar filtro solar sempre, aplicando-o 30 minutos antes de ir para o sol e reaplicando-o se houver transpiração forte ou mergulhos, no mar ou na piscina. Bronzear-se de forma gradual é fundamental para adquirir a chamada "cor do verão". Ir com muita sede ao pote e exagerar, prostrando-se na canga o dia inteiro, mesmo com o sol a pino, só traz prejuízos. O bronzeado só começa a aparecer de fato num período de 48h a 72h após a primeira exposição solar - período necessário para as células produzirem e liberarem melanina, o pigmento da pele.

Mas alguns alimentos podem contribuir bastante para um bronze saudável; principalmente os ricos em betacaroteno, substância que ajuda a ativar o bronzeamento da pele. Ele pode ser encontrado em em frutas e vegetais amarelo-alaranjados como tangerina, cenoura, jerimum, damasco, mamão, pêssego, manga, e também em folhas verdes escuras tipo rúcula, agrião, brócolis e espinafre, por possuírem nutrientes com ação fotoprotetora.

O processo de digestão retira os nutrientes desses alimentos e os lança na corrente sanguínea. Eles passam a agir sobre a derme e a epiderme, de dentro para fora, formando uma espécie de bloqueio natural contra os raios ultravioletas. O betacaroteno fornecido por eles ajuda na formação da melaninam, além de também proteger dos raios solares e conferir um bronzeado mais próximo do natural.

Proteção também pode ser encontrada nos alimentos ricos em licopeno como tomate, beterraba, pimentão vermelho, melancia, goiaba e morango.

A dica é incluir os alimentos citados acima nas refeições diárias pelo menos uma semana antes de investir no bronzeado e se expor ao sol.

Bronzeado é resposta da pele à agressão solar

Bronzear a pele é um hábito cultural e de valor puramente estético, embora para muita gente seja sinônimo de saúde. Na verdade, o escurecimento da pele após uma sessão de bronzeamento na praia ou na piscina é uma resposta fisiológica à agressão solar a que, deliberadamente, nos expomos.

De acordo com a dermatologista Kelly França, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia no Rio Grande do Norte, o surgimento do bronzeado é um sinal de que a pele está sofrendo a ação direta da radiação ultravioleta. "A melanina faz uma proteção solar. Ela funciona como uma barreira à penetração do raio solar na pele. E aí, você minimiza os efeitos de queimaduras. Se mesmo sabendo disso as pessoas insistirem em se bronzear, tem que fazer essa exposição da forma menos agressiva possível", orienta Kelly França.

A dermatologista recomenda iniciar o bronzeamento se expondo de forma gradual, começando começando com poucos minutos e ir aumentando o tempo a cada dia. "Não tem nem como especificar quantos minutos, pois vai depender muito da cor da pele. As pessoas de pele morena toleram mais o sol do que as de pele clara. Então, a pouca exposição para uma é diferente para a outra."
Como é sempre lembrado em campanhas de conscientização, a exposição ao sol deve ser antes das 10h e após as 16h, devendo-se evitar o horário de pico da radiação ultravioleta. "As pessoas devem evitar a queimadura solar, porque ao queimar você vai ficar vermelho, com aquela sensação de ardor e a pele vai descamar, levando embora todo o bronzeado que você adquiriu", diz a presidente da SDB/RN. O filtro solar não deve ser esquecido nunca. Ele deve ser aplicado 30 minutos antes de iniciar o bronzeamento e reaplicado a cada duas horas, quando houver suor excessivo ou quando cair na água para dar aquele mergulho.

A dermatologista indica escolher um protetor solar com boa proteção para raios UVA e UVB, e que tenha fator de proteção entre 15 e 30, no mínimo, já que o objetivo é bronzear.

Sobre alimentos que ajudam a ter um bronzeado bonito e duradouro, Kelly França indica os mais simples, cenoura, jerimum e mamão, além de sucos com substâncias antioxidantes, ricos em vitamina C, principalmente laranja, acerola, caju e tomate.
"O antioxidante protege um pouco a pele da radiação ultravioleta, inibe a formação dos radicais livres. Também existem no mercado cápsulas que possuem na sua composição esse elementos. Então, você também pode ingerir comprimidos que tenham betacaroteno, vitaminas C e E na sua fórmula que já ajuda a manter o bronzeado e protege da ação deletéria do sol", informa Kelly.

Exageros e queimaduras

Durante o verão, as praias estão sempre cheias e não é difícil encontrar aqueles banhistas vermelhões, com queimaduras provocadas pelo excesso de exposição ao sol, muito provavelmente  sem proteção - turistas estrangeiros, principalmente. Há quem confunda bronzear a pele com queimá-la. Um dia de agressão solar tem como resultado incômodo ao vestir uma camisa ou ao deitar na cama.

A dermatologista esclarece que se já chegou nessa fase, provavelmente tenha sofrido uma queimadura de primeiro grau. Ela  recomenda fazer compressas frias no local e, se necessário, procurar uma assistência médica, um dermatologista, para que seja passado cremes com substâncias antiinflamatórias no local.

Mas apesar de muita pele queimada pelas praias, Kelly França acredita haver uma conscientização maior e acredita que a massificação da importância do uso do filtro solar seja o principal motivo desse comportamento. "As pessoas já estão tendo mais medo do sol."

Em seu primeiro dia de visita a Natal, o empresário paulista Gilberto Prieto, 54 anos, tomava banho de mar na praia do Meio, por volta do meio-dia,  acompanhado de seu filho. A pele bastante branca se destacava entre os demais banhistas.
Conscientes da pele clara que têm, Gilberto e o filho alternavam momentos no mar e embaixo do guarda-sol. "Se ficar nesse sol daqui muito tempo, amanhã nem dá para sair", avalia o empresário.    

Receitas que auxiliam na conquista do bronzeado

SALADA DE QUINUA COM LINHAÇA
Ingredientes:
8 folhas de alface crespa, de preferência orgânicas
6 folhas de acelga, de preferência orgânicas
1 tomate em rodelas, de preferência orgânico
1 cenoura média ralada, de preferência orgânica
 ½ cebola ralada, de preferência orgânica
3 xícaras (chá) de agrião, de preferência orgânico
2 xícaras (chá) de quinua em grãos cozida
1 colher (sopa) de semente de linhaça triturada
½ xícara (chá) de nozes picadas
½ xícara (chá) de suco de limão
Sal marinho a gosto
Azeite de oliva extravirgem a gosto

Modo de preparo:
Lave e higienize todas as verduras. Em uma travessa, misture as folhas, a quinua, a cenoura, o tomate e as nozes picadas. Prepare o tempero misturando o s uco de limão com o sal, a cebola e o azeite de oliva e coloque na salada. Finalize salpicando a linhaça e sirva em seguida.

SALADA DE BRÓCOLIS COM TOMATE E MILHO
Ingredientes:
4 ramos de brócolis, de preferência orgânicos
1 tomate, de preferência orgânico
4 colheres (sopa) de milho
1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem
1 colher (sobremesa) de suco de limão
Folhas de rúcula
Sal marinho a gosto

Modo de preparo:Higienizar o brócolis, o tomate e a rúcula. Cozinhar o brócolis no vapor até ficar al dente. Reservar. Cortar o tomate em cubos. Em uma travessa misturar o brócolis, o tomate em cubos e o milho. Temperar com o suco de limão, o azeite
e o sal marinho. Decorar com folhas de rúcula. Servir.

SUCO DE CENOURA COM LARANJA E QUINUA
Ingredientes:
1 cenoura média, de preferência orgânica
Suco de 2 laranjas, de preferência orgânicas
1 colher (sopa) de flocos que quinua
Cubos de gelo

Modo de preparo:
Higienizar e descascara cenoura. Bater todosos ingredientes noliquidificador. Servir em seguida.

SUCO ANTIOXIDANTE
Ingredientes:
½ cenoura
1 copo pequeno de suco de laranja
1 folha de couve crua
1 colher (sopa) de hortelã
1 colher de farinha de berinjela
1 colher de semente de linhaça

Modo de preparo:
Bata todos osingredientes noliquidificador. Tome com gelo.

SUCO DE MORANGO COM LARANJA E SEMENTE DE LINHAÇA
Ingredientes:
8 morangos, de preferência orgânicos
Suco de 2 laranjas, de preferência orgânicas
1 colher (sobremesa) de semente
de linhaça
Cubos de gelo

Modo de preparo:Bater todos os ingredientes no liquidificador e servir em seguida.

SUCO BRONZEADOR
Ingredientes:
1 copo pequeno de suco de laranja
½ beterraba crua
1 cenoura média
1 colher de sopa de óleo de
semente de uva

Modo de preparo:Centrifugue a cenoura e a beterraba, misture ao suco de laranja e o óleo de semente de uva .

VITAMINA DO VERÃO
Ingredientes:
1/2 beterraba
1/2 cenoura
1/2 maçã
50 ml de suco de uva 100 % integral
1 colher (sopa) de salsinha
3 amêndoas
100 ml de água de coco

Modo de preparo:Bata todos os ingredientes no liquidificador. Tome com gelo.

VITAMINA DE FRUTAS COM QUINUA
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de leite de arroz
1 banana média, de preferência orgânica
1 maçã média, de preferência orgânica
1 fatia média de mamão, de preferência orgânico
2 colheres (sobremesa) de quinua
em flocos
Cubos de gelo

Modo de preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador. Servir em seguida.

 
Tribuna do Norte



Nenhum comentário: