Por Sabrina Craide Repórter da Agência Brasil
Brasília - A partir da próxima terça-feira (1°), todo o diesel S50
atualmente disponível no mercado nacional será substituído pelo diesel
S10, com menor teor de enxofre. A medida faz parte do Programa de
Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), criado
em 2009. O diesel S50 emite 50 partículas por milhão (ppm) de enxofre,
enquanto o S10 tem emissão de 10 ppm de enxofre. Segundo o Ministério de
Minas e Energia, o consumo do diesel com menor teor de enxofre
significa menos emissões atmosféricas e, portanto, menos danos
ambientais. Com a mudança, todos os veículos a diesel que foram
produzidos já em 2012 passarão a consumir obrigatoriamente o diesel S10.
Os municípios que já eram abastecidos com o diesel S50 passarão a
receber o S10. Dessa forma, a demanda esperada de S10 para janeiro de
2013 deve alcançar cerca de 15% do mercado nacional de diesel
rodoviário, de acordo com o ministério.
“A expectativa é de que o mercado de diesel S10 avance a cada ano,
acompanhando a evolução da frota de veículos, colocando o Brasil em
posição de destaque em termos de abastecimento de combustíveis e de
exigências ambientais”, diz o MME, em nota. Desde o dia 1º de janeiro de
2012, a distribuição do óleo diesel S50 se tornou obrigatória em todas
as regiões do país.
Edição: Tereza Barbosa
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