Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

domingo, 18 de setembro de 2011

Ervas naturais para cultivar em casa

Meio Ambiente e Saúde
Graças ao avanço da medicina experimental e descoberta dos benefícios à saúde trazidos por produtos naturais, hoje já é possível ter uma verdadeira farmácia repleta de ervas medicinais para tratar ou evitar o aparecimento de diversos tipos de doenças. A seguir você conhecerá algumas das ervas mais utilizadas no dia-a-dia e que podem ser cultivadas em casa, quais são as suas indicações e como as mesmas podem ser preparadas para o consumo.
Quando utilizadas da forma correta, as ervas naturais ajudam até a tratar doenças que não melhoram mesmo com tratamento medicamentoso, mas antes de fazer uso de qualquer uma das ervas que serão mostradas, converse o seu médico para que o mesmo avalie a indicação.
Ervas naturais para cultivar em casa

Erva-cidreira
Indicações: Alivia a sensação de queimação comum na azia, dando proteção extra à mucosa do estômago.
Modo de preparo: Colocar ½ colher (chá) de folhas de erva-cidreira fresca em 1 xícara (chá) de água fervente, em seguida, abafe por 5 a 10 minutos e coe. O ideal é que se tome uma xícara do chá duas vezes ao dia.
Gengibre
Indicações: Possui em sua composição compostos fenólicos, como os gingeróis e os shogaois, que agem diretamente no trato digestivo, normalizando as contrações que causam o refluxo, além de aliviar náuseas.
Modo de Preparo: Cozinhe o caule do gengibre por 10 minutos em 1 xícara (chá) de água, em seguida abafe e coe. Tome uma xícara de chá três vezes ao dia para alcançar os resultados esperados.
Pata-de-vaca
Indicações: Altamente indicada para pacientes que possuem Diabetes, uma vez que graças aos flavonóides e aos polissacarídeos, a erva tem efeitos semelhantes à insulina, sem favorecer a hipoglicemia.
Modo de Preparo: Coloque ½ colher (chá) de folhas em 1 xícara (chá) com água fervente, abafe por 5 a 10 minutos e coe em seguida. O chá de pata-de-vaca deve ser tomado duas vezes ao dia.
Cebolinha
Indicações: Possui ação antimicrobiana, diurética e antitérmica, sendo indicada para combater a febre.
Modo de preparo: Coloque 1 colher (sopa) de cebolinha picada em 1 xícara (chá) de água e deixe ferver por 5 minutos. Feito isso, deixe esfriar, coe e tome uma xícara do chá três vezes ao dia.

Google.com

Nenhum comentário: