Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

sábado, 28 de janeiro de 2012

Labirintite – Sintomas e Tratamento

Saúde


Labirintite é uma desordem do equilíbrio que geralmente se segue após alguma infecção no trato respiratório. Na labirintite o processo inflamatório acomete os labirintos, onde são abrigados o sistema vestibular e o ouvido interno. Esta doença afeta principalmente o equilíbrio e tem como principais sintomas: vertigem, desequilíbrio, movimentação involuntária dos olhos, perda da audição, náuseas, mal estar, desorientação, sudorese, zumbido.


Este problema e causado pela irritação do labirinto, mas também pode ser causada por outros fatores, como alguns medicamentos, vírus, bactéria, lesão da cabeça, alergia, estresse, hereditariedade ou até como efeito colateral de algum medicamento. Sua duração pode ser de uma a seis semanas, mas a tontura e o desequilíbrio podem durar por vários anos.


A labirintite, apesar de parecer uma doença simples, é muito preocupante, principalmente se for diagnosticada em idosos, que já costumam ter desequilíbrios por causa do processo de envelhecimento. Além das fraturas que podem causar nos idosos, essa doença também causa outros transtornos, como: o medo de sentir a tontura, tremores, palpitações, ataques de pânico, depressão. O que pode levar ao doente medo de sair de casa e fazer suas atividades rotineiras.

Tratamento da labirintite

Esta doença muita das vezes costuma se curar sozinha e raramente o individuo a apresenta mais de uma vez no mesmo ouvido. O tratamento é feito com Diazepan, porém este medicamento não é recomendado a longo prazo, pois causa dependência. Para prolongar o tratamento devem ser recomendados outros medicamentos.

Porém o tratamento para a labirintite não é puramente medicamentoso, algumas cuidados podem ser tomados para evitar as crises de tontura e desequilíbrio:

- Evite ficar mais de três horas sem comer.

- Evite o uso de açúcar refinado, mascavo, cristal ou mel. De preferência aos adoçantes.

- Beba bastante água durante o dia, de preferência de quatro a seis copos.

- Evite chá-mate e café.

- Evite sucos industrializados.

- Evite o excesso de corantes e conservantes.

- Evite bebidas alcoólicas e repousos excessivos.

- Evite travesseiros altos.

- Caminhe pelo menos trinta minutos ao dia.

- Evite preocupações.

Nenhum comentário: