Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Carne Vermelha ou Carne Branca – Prós e Contras

Saúde


Apesar de todas as questões contra o consumo de carne vermelha, a sua presença na alimentação humana faz-se necessária devido as grandes quantidades e variedades de nutrientes, sendo riquíssima em substâncias fundamentais para o nosso crescimento e desenvolvimento. Além disso, a carne vermelha é o alimento que contém a maior quantidade de ferro, sendo indispensável para prevenir a anemia, principalmente nos grupos de risco, que incluem crianças, gestantes e idosos em geral.


Entre outros benefícios à nossa saúde, a carne derivada dos bovinos, ovinos e caprinos é fundamental na formação do sangue e de algumas enzimas do sistema respiratório, é rica em proteínas de alto valor biológico, essenciais para o crescimento de músculos, órgãos e tecidos em geral. Outro mineral que também é encontrado em boa quantidade neste alimento é o zinco, componente que possui grande importância em muitas reações enzimáticas e que participa do crescimento e funcionamento do sistema imunológico.

Por outro lado, quando há um consumo excessivo da carne vermelha e dos cortes que possuem uma maior quantidade de gordura saturada e colesterol, esta pode trazer inúmeros malefícios. No entanto, quando o consumo é moderado e é feito em equilíbrio com demais tipos de alimentos, os benefícios são evidentes e contribuem para uma vida saudável.

Em relação às carnes brancas, estas apresentam basicamente os mesmos nutrientes da carne vermelha: proteínas de alto valor biológico, ferro, zinco, no entanto, há uma quantidade menor de gordura saturada e colesterol, além de ser mais fácil de digerir para algumas pessoas. O teor de ferro também é menor nas carnes brancas, quando comparado as taxas desse mineral presentes na carne vermelha. Mas, esses déficits são superados pelas excelentes fontes de ácidos graxos insaturados encontradas nos peixes, que trazem inúmeros benefícios à saúde.

Já em relação a carne suína, sabe-se que a composição nutricional da mesma é bem similar à carne vermelha, porém o seu teor de lipídeos é bem superior, portanto o seu consumo deve ser feito com bastante moderação.

Resumo do dia
Google.com

Nenhum comentário: