A vida útil de um pneu depende de vários fatores. Segundo José Carlos Quadrelli, gerente geral de engenharia de vendas da Bridgestone, pode variar de acordo com o tipo de pneu (radial ou diagonal); com o volume da carga transportada; a maneira como o motorista dirige; o tipo de estrada onde o automóvel trafega; o clima; a manutenção e muitos outros itens. Assim sendo, a melhor maneira de decidir se é mais recomendável trocar os pneus ou fazer "rodízio", é seguir os indicadores TWI (Tread Wear Indicator), que são ressaltos de borracha localizados nos sulcos do pneu. Quando os sulcos chegam no limite, é sinal de que o pneu deve ser trocado. O TWI também auxilia o motorista na hora de verificar se a banda de rodagem apresenta desgaste irregular. Isso significa que é preciso ficar atento e fazer sempre serviços, tais como: calibragem semanal dos pneus, alinhamento e balanceamento.
Enquanto isso, os pneus com "bolhas", rasgos ou perfurações, devem ser substituídos imediatamente. Se você está com dúvida se deve fazer rodízio, o recomendado é trocar todos simultaneamente, caso tenham sido utilizados de maneira uniforme. Se o dinheiro estiver regrado e você tiver trocado recentemente um par de pneus, o ideal é que sejam colocados dois pneus novos no eixo traseiro, responsável pela estabilidade do carro. Em caso de dúvida, procure uma loja especializada de confiança e peça orientação. Qual o pneu? Consulte o Manual do Proprietário do carro.
Tribuna do Norte
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