Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

quarta-feira, 11 de abril de 2012

RN terá semana dedicada aos cuidados com a voz

Saúde
Do Blog: É importante salientar que em Lajes, RN, o professor e vereador Canindé Rocha, em 2011  apresentou na Câmara Municipal um projeto de lei instituindo um Programa de Saúde Vocal para os Professores da Rede Municipal que infelizmente foi vetado. Seria interessante senhores vereadores, por ocasião da semana da voz, que esse assunto voltasse à pauta daquela casa para que mais uma vez, fosse apreciado esse e/ou outros programas, visando melhores condições de trabalho para os profissionais em educação.
 A próxima segunda (16), Dia Mundial da Voz, será marcada pelo início das ações da Campanha Nacional da Voz 2012 no Rio Grande do Norte. Neste ano, a mobilização traz uma semana de exposições dialogadas e exames gratuitos com especialistas em cinco cidades do estado e terá como foco a manutenção da saúde vocal dos profissionais da educação.

O evento, promovido pela Secretaria Estadual da Educação e da Cultura do RN, em parceria com a Escola de Governo, será dirigido aos professores da rede de ensino estadual dos municípios de Natal, Mossoró, Apodi, Pau dos Ferros e Caicó. A programação segue até a sexta-feira (20), com um dia específico para a realização das ações em cada uma das cidades.


Durante a campanha, os educadores serão orientados sobre a importância do acompanhamento permanente e do diagnóstico precoce de alterações, para a prevenção de doenças, como o câncer de laringe. “Uma das principais causas de afastamento dos professores de sala de aula é justamente os problemas vocais ocasionados pelo mau uso e abuso da voz, devido à extensa jornada de trabalho, unida à falta de informação sobre os cuidados adequados para garantir a saúde”, explica a fonoaudióloga Aline Suliane Pereira.

Serão oferecidos atendimentos fonoaudiológicos e exames de espectrografia vocal. No caso do diagnóstico de problemas após a triagem, todos os participantes atendidos receberão encaminhamentos para procedimentos específicos e acompanhamento em unidades de referência da rede pública de saúde.

O primeiro dia de evento acontecerá em Natal, no auditório da Secretaria Estadual de Educação, e contará com a presença da fonoaudióloga da TV Gazeta AL (afiliada da Rede Globo) Gabriela Sóstenes, e dos otorrinolaringologistas Pedro de Oliveira Cavalcanti Filho e Pedro Guilherme Cavalcanti. Eles abordarão a importância do acompanhamento médico e fonoaudiológico, as técnicas voltadas para os professores e uso profissional da voz.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

2 comentários:

Canindé Rocha disse...

Amigo com relação a esse assunto considero importante que seja mencionado que no ano passado meu Mandato apresentou na Câmara Municipal um projeto de lei instituindo um Programa de Saúde Vocal para os Professores da Rede Municipal que infelizmente foi vetado.

Uma boa noite


Atenciosamente,

Canindé Rocha - Professor e vereador da rede pública.

ubinaldo luiz disse...

sobre o cabugi rock fest,uma reclamaçao bem que algum organizador se interessase e criasse o cabugi funk festival que com certeza iria abalar as estruturas da nossa cidade.fica ai o recado.valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu.