Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Dicas para pisar no freio e fazer cada coisa no seu tempo

Veja como desacelerar e, ao mesmo tempo, ganhar fôlego para cumprir bem suas tarefas diárias: 
Priorize – Se você tem 10 tarefas para fazer no dia, mas apenas duas são realmente importantes, dê prioridade a elas. As demais podem ser agendadas para outro dia. Se for o caso, cancele algumas, ou peça a ajuda de outro colega para cumpri-la.



Organize-se – Organizar as atividades do dia é um bom começo. Confira sua agenda, cheque os e-mails e inicie o dia com as tarefas mais complexas. Assim, você se livra delas mais rapidamente e passa para aquelas que demandam menos tempo e trabalho. Determine prazos realistas. Inclua um tempo para fazer pausas e para conseguir as informações e materiais de que precisa para realizar cada tarefa.

Crie tempo – Acorde alguns minutos mais cedo e evite iniciar o dia correndo para o trabalho. Tome café com calma e só depois saia para o trabalho. Se possível, saia mais cedo de casa para não pegar engarrafamento até a empresa.

Treine técnicas de relaxamento – Adote a respiração abdominal como técnica de relaxamento. Inspire profundamente, sempre pelo nariz, e solte o ar pelo nariz ou pela boca, movimentando o abdome como se fosse um balão. O importante é praticar regularmente para recorrer à técnica nos momentos de tensão.

— Nós, especialistas, consideramos a respiração como um termômetro da tensão, do estresse. Através dela, podemos mudar o nosso ritmo — explica Ana Maria Rossi, da Isma-BR.

Outra forma de relaxar é sair para tomar um café, lavar o rosto ou conversar com um colega.

— São atitudes simples, mas que conseguem tirá-lo de um momento de tensão. É uma maneira de mudar o foco, revitalizar e energizar a pessoa — diz Ana Maria.

Alimente-se bem - Nada de comer na sua estação de trabalho. Hora de almoço é hora de almoço. Se a empresa conta com um refeitório ou lanchonete, porque se alimentar em cima do teclado do computador? Se for possível, chame os colegas para almoçar em algum restaurante próximo ao local do trabalho. Faça pausa para lanches também. É um ótimo momento para colocar o papo em dia com os colegas ou parar para pensar. Quem sabe não consegue achar uma solução para um problema que vem lhe atormentando?

Outro conselho é não trocar o horário de almoço pela academia e um lanchinho rápido. Cada atividade tem o momento certo. Exercício é bom, mas se restar pouco tempo para o almoço, salgadinhos, fast-food ou qualquer outra guloseima acaba sendo a (péssima) opção.

Não faça nada – Reserve 10 minutos do dia, pelo menos duas vezes por semana, para não fazer absolutamente nada. Escolha um lugar da empresa que seja mais tranquilo, silencioso, como um jardim ou terraço. Feche os olhos, para conseguir desligar a mente dos problemas. Busque prestar atenção no ritmo da natureza: acompanhe as nuvens, ouça o vento e deixe a mente vagar.

Da Agência O Globo

Nenhum comentário: