Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Terapia Ortomolecular – O que é, Princípios da Dieta

Saúde
A terapia ortomolecular vem se consolidando e ganhando mais espaço no contexto médico por conta dos bons resultados e da melhora satisfatória apresentada pelos pacientes. A base desde novo conceito em recuperação saudável está firmada na busca do equilíbrio do organismo do paciente através da absorção de certas substâncias que o corpo mais precisa. Os princípios desta terapia enfatizam: os processos de digestão dos alimentos, nos processos de transporte dos nutrientes, de absorção e utilização dos nutrientes a nível celular; excreção dos resíduos nutricionais em todos os seus mecanismos fisiológicos, incluindo fezes, urina, suor e respiração; os parâmetros calóricos, energéticos alimentares; a necessidade corporal de vitaminas e sais minerais; o equilíbrio hidroeletrolítico e ácido-básico.

O tratamento é indicado para quem sente ou percebe que o seu organismo está trabalhando em desarmonia, os sinais que nos mostram isso incluem, dificuldade para perder ou ganhar peso, retenção de líquidos, câimbras e dores de cabeça freqüentes, desconforto intestinal, gases ou inchaço abdominal, memória ruim, cabelos quebradiços, unhas fracas, cansaço e indisposição.
Os princípios são associados à dieta a medida que os alimentos vão sendo introduzidos levado-se em consideração o que o organismo usa melhor para auxiliar a digestão, absorção e utilização dos nutrientes.  A dieta será montada com base nas necessidades de cada paciente, mas em geral serão eliminados e adicionados alguns alimentos no cardápio a ser montado, as  melhores carnes são: fígado, aves e peixe, a carne vermelha com teor muito baixo de gordura também poderá ser consumida em último caso. O fígado é o mais indicado por ser um excelente alimento, rico em vitaminas, minerais e substâncias químicas que promovem a desintoxicação do organismo.
Entre outras recomendações, quem segue a terapia ortomolecular deverá adaptar as novas regras de consumo à sua rotina diária, comer cinco vezes por dia, com pequenas refeições e lanches entre as maiores, incluir alimentos ricos em fibras em cada refeição e eliminar ou reduzir drasticamente os alimentos refinados, açucarados ou processados, como doces, biscoitos, bolo, frutas enlatadas, álcool e outros, são algumas das solicitações expressas.

Fonte:  Resumo do Dia resumo-do-dia@hotmail.com por  google.com

Nenhum comentário: