Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Ciência sem Fronteiras 2013 – Inscrição e Bolsas de estudo

Vagas Ciência sem Fronteiras 2013
Estão abertas as inscrições para o programa Ciência sem Fronteiras, que oferece vagas pra estudantes e pesquisadores brasileiros aprimorarem seus conhecimentos no exterior. Esse ano a primeira seleção já começou com novidades que inclui a inserção de novos países no programa. Para graduação sanduíche, instituições de ensino da Austrália, do Canadá, da Coréia do Sul, da Espanha, da Holanda e do Reino Unido são algumas das opções. Nesses países, as áreas disponíveis são: engenharias; ciências exatas e da terra; biologia, ciências biomédicas e da saúde; computação e tecnologias da informação; tecnologia aeroespacial; fármacos; produção agrícola sustentável; petróleo, gás e carvão mineral; energias renováveis; tecnologia mineral; biotecnologia; nanotecnologia e novos materiais; tecnologias de prevenção e mitigação de desastres naturais; biodiversidade e bioprospecção; ciências do mar; indústria criativa; novas tecnologias de engenharia construtiva; e formação de tecnólogos.

Os valores das bolsas concedidas pelo CNPq variam de acordo com o país destino escolhido pelo estudante e o repasse de benefícios como os auxílios instalação, deslocamento e material didático, além do seguro saúde e taxa de matrícula, também é definido de acordo com as regras específicas de cada seleção. Para a graduação, os critérios utilizados são: estar matriculado em algum dos cursos de graduação oferecidos, ter frequentado no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo definido para seu curso no momento do início previsto da viagem de estudos, apresentar perfil de aluno de excelência, critério que está relacionado ao bom desempenho acadêmico de acordo com requisitos da instituição de ensino superior, além de apresentar teste de proficiência no idioma do país escolhido.

Em 2013 estudantes de pós-graduação e pesquisadores também poderão aproveitar as vagas que serão abertas ainda no primeiro semestre. De acordo com o informado pelo governo federal, a meta é custear 75 mil bolsas de graduação e pós-graduação até 2015, sendo 24.600 de doutorado sanduíche; 9.790 de doutorado pleno; 11.560 de pós-doutorado; 27.100 de graduação sanduíche; 700 de treinamento de especialista de empresas no exterior; 860 para jovens cientistas estrangeiros de reconhecida especialidade virem ao Brasil e 290 para pesquisadores estrangeiros visitarem o país. Acesse o site do programa e fique atento a todas as chamadas abertas.
Inscrição para Ciência sem Fronteiras 2013: www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/inscricoes

Resumo do dia 

Nenhum comentário: