Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

domingo, 21 de julho de 2013

Implante coclear ou Ouvido biônico – Cirurgia, SUS, Preço

Ouvido biônico ou Implante coclear - Preço, SUS
O implante coclear ou ouvido biônico é um aparelho implantado através de uma cirurgia na orelha, que possibilitará a percepção de estímulos sonoros pelo nervo auditivo, em pessoas com surdez profunda. O dispositivo possui uma parte interna, implantada dentro da orelha do paciente, e outra externa que é posicionada bem atrás da orelha, mantendo-se exatamente no lugar através de um imã.
Com o implante, a pessoa começará a ouvir sons, em muitos casos há possibilidade de compreender a fala humana, no entanto, não se iguala a audição de quem nasceu com o sistema auditivo normal.  DE acordo com especialistas nesse tipo de cirurgia, o nível de audição que será adquirido pela pessoa implantada dependerá de diversos fatores, como: tempo que a pessoa ficou sem ouvir, se em algum momento da vida já pôde ouvir ou não, se o paciente possui algum código linguístico estabelecido, isto é, se sabe se comunicar de alguma forma, entre outros.

A cirurgia é relativamente cara, além do custo do aparelho, os profissionais que a realizam devem ser bem preparados e ter a sua disposição uma boa estrutura hospitalar, por isso, ainda são poucos os hospitais habilitados para realizar o procedimento. O implante pode ser feito através da rede pública, financiado pelo Sistema Único de Saúde – SUS, em centros e hospitais credenciados. Para o SUS são consideradas as mesmas indicações do setor privado. A cirurgia só será contra-indicada nos casos de surdez pré-lingual em adolescentes e adultos não reabilitados por método oral e para pessoas com agenesia coclear ou do nervo coclear.
Na rede privada, os convênios de saúde que possuem cobertura para cirurgia são obrigados a cobrir o implante coclear, uma vez que o implante consta no rol de procedimentos básicos da Agência Nacional de Saúde.  Os custos são elevados e todo o procedimento pode chegar a R$ 40.000.

Resumo do dia 

Nenhum comentário: