Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

domingo, 14 de julho de 2013

Qual a melhor idade para separar o cachorro da ninhada

Qual a melhor idade para separar o cachorro da ninhada
Separar o cão da sua ninhada na idade correta é de fundamental importância para o bom desenvolvimento do animal. De acordo com veterinários, desde o seu nascimento, o cão passa por diversas etapas fisiológicas, por meio das quais irá aprender a interagir com o meio e a desenvolver estímulos e reflexos essenciais para a sua sobrevivência, por isso não pode ser separado da mãe e dos irmãos antes da nona semana de vida. Até aproximadamente o seu décimo segundo dia de vida, o cachorro é cego e surdo, passa a maior parte do tempo se alimentando e se aquecendo junto à mãe.
Além disso, os seus estímulos e sentidos, faro e paladar, ainda são muito deficientes. Estudos mostram que até a terceira semana de vida, o cérebro do filhote ainda não desenvolveu completamente suas redes neurais, portanto, na maior parte é reativo, respondendo apenas aos estímulos mais primordiais. Durante este período, a mãe e o seu leite são indispensáveis. Sem as lambidas da mãe para estimular a alimentação e sem o calor do corpo dela e dos irmãos por perto para manter a temperatura, é pouco provável que o cão se desenvolva bem.

Da terceira à sétima semana de vida, o filhote já começa a aprender a se socializar com outros cães, além de começar a “entender” a hierarquia da dominância, o que representa uma boa oportunidade para os treinamentos, uma vez que esta é uma fase de rápido desenvolvimento físico e mental.
Respeitar essas fases de desenvolvimento implica diretamente em ter um cão equilibrado, confiante e mais feliz em casa. É errado pensar que o animal só aprenderá a usar seus estímulos longe da ninhada, uma vez que os seus primeiros e mais essenciais aprendizados só são consolidados com a mãe e irmãos. Se você está interessado em saber qual a idade ideal para comprar um cachorro, 3 meses seria o tempo ideal, no entanto, é comum a compra e venda de animais entre 60 e 75 dias de vida. As conseqüências da separação precoce repercutem no comportamento do animal, que pode se tornar mais agressivo, menos alerta, mais vigoroso ou pouco sociável.

Resumo do dia

Nenhum comentário: