Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Expectativa de vida do brasileiro 2013

Expectativa de vida do brasileiro 2013
Ao longo dos últimos trinta anos, a expectativa de vida do brasileiro aumentou onze anos. Pois é, atualmente, a população do Brasil vive em média 73,7 anos, idade que chega a ser um pouco maior em algumas regiões do país. Os dados divulgados recentemente fazem parte do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Também foram considerados os números e estatísticas do Registro Civil e do Sistema de Informação sobre Mortalidade – SIM, do Ministério da Saúde para o mesmo ano.

Apesar de o aumento do tempo de vida do cidadão brasileiro representar um grande avanço, uma série de problemas acompanham essa nova realidade e para não enfrentar um grande colapso do sistema financeiro e da saúde, o governo brasileiro já deve começar a fazer diversas adequações.  O que acontece é que se continuarmos nesse ritmo, teremos cada vez mais idosos vivendo por mais tempo, no entanto, a sociedade brasileira não oferece um cenário favorável para a terceira idade.

Não temos, por exemplo, programas eficazes de prevenção na terceira idade, e assim problemas que poderiam ser evitados, contribuem para a formação de um caos na saúde pública. Além da saúde, outras áreas precisam de suporte, o governo precisará investir em educação, lazer e assistência social. São poucas as cidades em que o idoso pode ser inserido em atividades educativas, realidade que representa uma grande perda para ambas as partes. Tanto para o Estado que deixa de ganhar com atividades de uma população que efetivamente não contribui mais, quanto para os idosos que precisam encontrar novas atividades para desenvolver.
Outro déficit que o governo brasileiro precisará solucionar é o previdenciário. A política atual não é nada favorável para termos uma população mais idosa. No último ano, as contas do INSS já fecharam com um grande saldo negativo. Especialistas explicam que a previdência precisará se adequar com a ampliação da arrecadação ou desenvolver novas políticas de arrecadação na folha de pagamento de novos aposentados que dependerão do Estado por mais tempo, caso contrário, não conseguirá se atender todos os novos pedidos que estão por vir.

Resumo do dia 

Nenhum comentário: