Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Gestantes podem malhar? Benefícios e Cuidados

 Gestantes podem malhar? Benefícios, riscos
Ao contrário do que muitas mulheres pensam, durante a gestação a prática de atividades físicas, incluindo a musculação, está liberada. Além de oferecer mais disposição durante toda a gravidez, os benefícios das atividades durante essa fase poporcionam um parto mais tranquilo. Em todo caso, é necessário consultar o obstetra que acompanha a gestante para questioná-lo a respeito de alterações fisiológicas individuais, especialmente para que as mulheres que apresentam pressão alta e outros distúrbios.

Vale lembrar que os exercícios que serão indicados para as gestantes não são os mesmos dos demais praticantes de musculação. Algumas academias possuem programas específicos para gestantes, que variam de acordo com a fase da gravidez. Em todo caso, a base do conjunto de atividades a ser desenvolvida inclui exercícios e técnicas respiratórias e alongamentos específicos. A depender da quantidade de semanas em que se encontre a grávida, as atividades mais indicadas serão a hidroginástica, com atividades em grupo, caminhadas, musculação com carga leve e alongamentos globais.

Alguns exercícios específicos, geralmente realizados com a supervisão de um profissional lado a lado, também ajudam no fortalecimento do períneo e do assoalho pélvico, musculatura inferior que sustenta órgãos como a bexiga, o útero e os ovários. Após o parto essa musculatura fica bastante fragilizada, principalmente em mulheres que já tiveram mais de um filho, portanto o fortalecimento prévio dessa região é indispensável.
Mulheres que já praticavam musculação sentirão mais dificuldade para se adaptar às cargas mais leves, por isso é importante que a prática seja realizada com programas específicos para gestantes. Além disso, qualquer tipo de desconforto é um sinal para que o exercício seja interrompido. De fato, são muitos os benefícios proporcionados a gestação, mas é preciso estar atenta pois também há riscos, especialmente nas gestações instáveis, que são agravadas pela redução do fluxo sanguíneo à placenta durante a prática das atividades.

Resumo do dia 

Nenhum comentário: