Segurar corretamente uma taça pode nos livrar de muitas situações constrangedoras. Muitas pessoas não sabem, mas a forma de segurar uma taça depende da bebida que lhe é servida. Em todo caso, é importante saber que todas as taças são compostas basicamente por três partes: o pé ou apoio, a haste, parte fina que varia de tamanho e o corpo, onde se localiza o bojo, a parte mais arredondada de baixo e que pode ter formas variadas.
Aprender como segurar uma taça de vinho ou champagne
A regra geral é não segurar no corpo da taça se a bebida for servida em temperatura ambiente ou gelada, pois o calor das mãos é transmitido para a bebida. O ideal é deixar os dedos mais afastados do corpo e tentar não encostá-los na bebida.
Se a bebida servida for um vinho branco ou um champagne, segure a sua taça pela haste. Essas são bebidas que ficam mais gostosas quando estão geladas, por isso, jamais abrace o corpo da taça com os dedos. O vinho tinto segue a mesma regra, mesmo não sendo servido gelado, esse tipo de vinho já é servido em uma temperatura ambiente ideal para o consumo. Além das características próprias da bebida, algumas marcas perdem a qualidade e têm o seu sabor modificado se forem pelo menos um pouco aquecidos.
Não confunda as regras de etiqueta, levantar o dedinho enquanto bebe não é nada elegante, por isso mantenha os dedos na mesma posição enquanto vira o copo. Em uma refeição, consuma a sua bebida e quando for colocar a taça de volta à mesa, deixe-a à direita da taça ou copo de água. Outra dica importante é o quanto servir de cada bebida, essa é uma dúvida de quem costuma receber amigos e familiares em casa e serve bebidas do tipo. O ideal é deixar as taças de vinho cheias na proporção de 1/3, se for umvinho branco, encha a taça até a metade, mas se a bebida for um espumante ou champagne, complete-a em 3/4.
Resumo do dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário