Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Ar Condicionado – Perigos e Cuidados

 Ar condicionado - perigos e cuidados
Apesar de trazer bastante conforto nos dias de verão, o ar condicionado pode se tornar um meio de disseminação de doenças e ser altamente prejudicial à saúde.  De acordo com profissionais especializados no assunto, o ar condicionado é um dos maiores causadores de doenças respiratórias e ficar mais de três ou quatro horas em um ambiente com o eletrodoméstico em uso pode aumentar as chances de contrair gripe, resfriado e infecções.
O quadro é ainda mais grave para as pessoas que sofrem de asma, sinusite ou DPOC – Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, podendo ocorrer exacerbações freqüentes, por conta da maior sensibilidade que apresentam.
A maior susceptibilidade de contrair doenças respiratórias ocorre pelo fato de o ar frio ressecar a mucosa do nariz. Esta mucosa é revestida por cílios que fazem uma espécie de varredura, levando as bactérias e os vírus para fora do organismo. Assim, as estruturas responsáveis por defender o organismo da entrada de bactérias para o pulmão são atingidas, uma vez que ao ser agredidas pelo ar frio, ela resseca e perde a capacidade de defesa, diminuindo a resistência e aumentando as chances de infecção.

O problema fica ainda maior quando há proliferação de vírus e bactérias devido à falta de manutenção do aparelho. Por isso, a recomendação é que seja feita a troca do filtro pelo menos uma vez por ano, além de realizar a limpeza dos tubos a cada seis meses. Estes cuidados são indispensáveis, pois o filtro do ar não consegue reter todas as impurezas, e o que não é filtrado fica retido nos tubos. À medida que as impurezas vão se acumulando os riscos de disseminação dos microorganismos ali retidos são bem maiores. No caso dos aparelhos de ar condicionado dos veículos, o filtro deve ser trocado a cada 10 mil quilômetros.
Outra dica dada por especialistas é não deixar o ambiente muito frio, o ideal é entre 20ºC e 22ºC, pois a mudança brusca de temperatura de um ambiente muito frio para outro muito quente, também resseca a mucosa e pode causar danos à saúde.

Resumo do dia 

Nenhum comentário: