Do Blog: Esta belíssima iniciativa (Campanha de olho no preço) ainda não é em nosso Estado, mas, acredito que chegará em breve.Veja a matéria na íntegra:
Se na hora de pagar as compras, o consumidor perceber que um dos produtos está com o preço diferente do apresentado na prateleira ou encarte, poderá sair com o produto de graça. Esse é o determinado na campanha De Olho no Preço, lançada pela Defensoria Pública do Rio de Janeiro e que entrará em vigor a partir do dia 15 de Janeiro. A iniciativa faz parte de um termo de compromisso firmado
entre a Defensoria com o Núcleo de Defesa do Consumidor, e os órgãos do
Sistema Estadual de Defesa do Consumidor, as associações de
Supermercados do Estado do Rio de Janeiro – Asserj e Brasileira de
Supermercados – Abras.
As associações representam a parte que sairá
“prejudicada”, os supermercados, o que torna a participação das mesmas
ainda mais importante. Cada uma delas deverá assinar um termo de adesão
onde constam os objetivos e as regras da campanha.
De acordo com o divulgado pelos organizadores da Campanha, 95% dos
estabelecimentos do estado do Rio de Janeiro já aderiram e deverão
cumprir o proposto. O Rio sai como vanguarda nesta campanha, mas já vem
seguindo outras, como a campanha De Olho na Qualidade, que tem como foco os produtos fora da validade e que já foi implantada em outros estados também.
Vale ressaltar que, caso o consumidor esteja levando mais de uma
unidade do mesmo produto, apenas o primeiro sairá de graça, os demais
terão o mesmo preço determinado pelo estabelecimento comercial. Além
disso, a iniciativa não contempla produtos das seções de têxteis, eletroeletrônicos, áudio e vídeo ou equipamentos para veículos.
Pesquisas realizadas durante a criação da campanha mostram a maioia
dos consumidores não observa o preço dos produtos quando chega ao caixa,
muitos nem lembram qual foi o valor visto na prateleira. A campanha
também deverá fazer com que os consumidores modifiquem esse perfil e fiquem mais atentos aos seus direitos.
Resumo do dia
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