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sábado, 28 de dezembro de 2013

Direito do consumidor: Produto de graça por preço diferente no supermercado

 Direito do consumidor: Produto de graça por preço diferente nos supermercados
 Do Blog: Esta belíssima iniciativa (Campanha de olho no preço) ainda não é em nosso Estado, mas, acredito que  chegará em breve.Veja a matéria na íntegra: 

Se na hora de pagar as compras, o consumidor perceber que um dos produtos está com o preço diferente do apresentado na prateleira ou encarte, poderá sair com o produto de graça. Esse é o determinado na campanha De Olho no Preço, lançada pela Defensoria Pública do Rio de Janeiro e que entrará em vigor a partir do dia 15 de Janeiro. A iniciativa faz parte de um termo de compromisso firmado entre a Defensoria com o Núcleo de Defesa do Consumidor, e os órgãos do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor, as associações de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro – Asserj e Brasileira de Supermercados – Abras.
As associações representam a parte que sairá “prejudicada”, os supermercados, o que torna a participação das mesmas ainda mais importante. Cada uma delas deverá assinar um termo de adesão onde constam os objetivos e as regras da campanha.

De acordo com o divulgado pelos organizadores da Campanha, 95% dos estabelecimentos do estado do Rio de Janeiro já aderiram e deverão cumprir o proposto. O Rio sai como vanguarda nesta campanha, mas já vem seguindo outras, como a campanha De Olho na Qualidade, que tem como foco os produtos fora da validade e que já foi implantada em outros estados também.
Vale ressaltar que, caso o consumidor esteja levando mais de uma unidade do mesmo produto, apenas o primeiro sairá de graça, os demais terão o mesmo preço determinado pelo estabelecimento comercial. Além disso, a iniciativa não contempla produtos das seções de têxteis, eletroeletrônicos, áudio e vídeo ou equipamentos para veículos.
Pesquisas realizadas durante a criação da campanha mostram a maioia dos consumidores não observa o preço dos produtos quando chega ao caixa, muitos nem lembram qual foi o valor visto na prateleira. A campanha também deverá fazer com que os consumidores modifiquem esse perfil e fiquem mais atentos aos seus direitos.

Resumo do dia

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