Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Educação dos filhos – Dicas para os pais e quais erros evitar

Educação dos filhos - dicas e erros
Não há uma fórmula exata para educar os filhos, principalmente nesta nova era em que as crianças gritam, questionam os limites e desafiam os pais. De acordo com a orientação de psicólogos, o diálogo é sempre a melhor alternativa e os pais devem alguns erros básicos cometidos pela maioria deles na hora de educar os seus filhos. O primeiro deles é quando o pai ou a mãe desautoriza um ao outro na frente da criança, isso acaba criando uma confusão na cabeça dela, que entenderá que o limite imposto por um dos pais não é verdadeiro e essa ideia pode dificultar que a criança obedeça e cumpra regras.

Outro detalhe importante é que os pais devem entender que eles são a referência do filho e isto é notado desde quando os pequenos ainda são bêbes e tentam fazer as mesmas caras e sons dos pais. A medida que vai crescendo, a criança passará a questionar quando não pode ser igual a eles. A criança sabe que está comando quando os pais cedem diante do choro prolongado e das birras. Os psicólogos ensinam que as crianças estão buscando o limite todo o tempo, mas sem esse limite pode haver insegurança pois não fica claro o que é certo ou errado diante de situações da vida.

Quando os pais estabelecem muitas regras e não mostram ou explicam o porquê delas, simplesmente dizem: “não pode”, “você não vai”, isso deixa a criança ainda brava por não entender o motivo daquela proibição. Outra verdade na discussão da educação de filhos é que pais que mentem têm grande chances de criar filhos também mentirosos. Isso começa desde a história do bicho papão, contada pelos pais para amedrontar as crianças, mas no decorrer do tempo ela mesma percebe, pelas atitudes dos pais, que estas histórias eram mentiras e que pequenas mentirinhas não são proibidas.
Além disso, os especialistas também afirmam que mentiras, chantagens e ameaças não ajudam os filhos a lidar com as frustações, tampouco a amadurecer os valores e fazer uso de estratégias pró-ativas na vida.

Resumo do dia 

Nenhum comentário: