Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

domingo, 4 de maio de 2014

03 de maio - Dia de subir a Serra do Feiticeiro, observar paisagens exuberantes e pagar promessas.

Capela onde os religiosos acendem velas
Ontem, 03 de maio de 2014 mais uma vez como de costume fomos a belíssima Serra do Feiticeiro para a tradicional subida da serra, (veja a história que  deu origem a esta perigrinação aqui). Contemplamos  sua exuberância e imponência bem como a fé das pessoas que foram ao local para rezar, acender velas, soltar fogos e levar suas esculturas da cabeça, pernas, braços ou outras partes do corpo que estavam enfermas e ficaram curadas, enfim, pagar suas promessas. Outros assim como eu, foram pelo prazer de estar em contato com a natureza. 
Chegada: "pé"da Serra do Feiticeiro
É sempre bom lembrar que esse dia passou a ser feriado em nossa cidade, através da Lei Municipal nº 517/10, de autoria do então vereador Canindé Rocha, por reconhecer a importância dessa data, por seu contexto religioso e também como forma de incentivar o desenvolvimento do potencial turístico que aquele lugar oferece, além de uma bela paisagem natural, servindo como fonte de estudos e pesquisas sobre a caatinga  e toda sua diversidade de fauna e flora. (Blog Lajes do Cabugi)

Descida da Capela
Faço um apelo as autoridades competentes (Senhores Vereadores, a Semagma, Trilheiros da Caatinga e o nosso Excelentíssimo Senhor Prefeito Benes Leocádio) que se sensibilizem e providenciem a construção de alguns degraus para  a chegada da capela pois não é necessário ser um bom observador para perceber que é muito precária, necessitando urgentemente desse ajuste, pois  podemos ver nas imagens abaixo o sofrimento de pessoas idosas (arriscando a própria vida) para conseguir descer  à base da serra. Veja algumas fotos:   
É necessário a ajuda de algumas pessoas
Percebam a necessidade
Essa senhora de Preto perdeu o equilíbrio e quase caiu
Pessoas idosas subindo e descendo com muita dificuldade

Enquanto íamos subindo a serra, registramos algumas belas imagens da flora daquele lugar. Pra não dizer que não falei de flores...










Registramos alguns cactos também.



Este aqui estava está depois da Cruz, acima da capela

Único ser da fauna que consegui ver; Um Emboá
Esta senhora é o exemplo de devoção e fé. Quando chegávamos na cruz onde a criança foi achada, um pouco acima da capela, encontrava-se de joelhos fazendo uma oração em agradecimento por ter conseguido subir e pedindo proteção a Deus para toda sua família.

De parabéns está a equipe da SEMAGMA, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Lajes tendo como Secretária Jane Carla que estavam mais uma vez presente oferecendo mudas de plantas nativas, água bem fresquinha e um esperto picolé para amenizar o calor.
Foto: Facebook de Jane Carla
Senti falta dos alunos da Escola Estadual Pedro II que nos outros anos compareciam em grande escala, apresentavam peças teatrais, emboladas entre outras atrações. Próximo ano, espero vê-los novamente por lá.
Eu e meu tio, marcando presença

Nenhum comentário: